15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos registros de Insuficiência Cardíaca Congestiva na região Nordeste em indivíduos com mais de 20 anos, no período de junho de 2016 a junho de 2018

Fundamentação/Introdução

A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é uma patologia bastante limitante, que requer adequadas técnicas semiológicas para o melhor acompanhamento dos portadores do distúrbio, mediante acompanhamento clínico.

Objetivos

Observar a epidemiologia dos casos relacionados à Insuficiência Cardíaca Congestiva em indivíduos com mais de 20 anos na região Nordeste, entre junho de 2016 e junho de 2018.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa, utilizando-se dados registrados no DATASUS referente ao perfil epidemiológico dos registros por Insuficiência Aguda Congestiva em indivíduos com mais de 20 anos, no período de junho de 2016 a junho de 2018, na região Nordeste.

Resultados

No período de junho de 2016 a 2018, foram registrados 95.653 casos de Insuficiência Cardíaca Congestiva, em indivíduos a partir dos 20 anos de idade, no Nordeste, representando 22,52% de todos os casos do Brasil. O estado da Bahia foi o que mais registrou casos nesse período, representando 31,26%, e foi também o que mais registrou óbitos, 32,3%. Observou-se também que o número de registros em caráter de urgência correspondeu a 96,04%. Além disso, os casos de ICC foram predominantes no sexo masculino, com a taxa de 54,03%, bem como nas internações, com 54,03%. Já em relação aos óbitos, houve prevalência semelhante em ambos os sexos, havendo ligeira prevalência do sexo masculino, 50,47%. No mesmo período, a faixa etária de 70 a 79 anos foi a mais acometida por ICC, representando 25,2% dos casos em ambos os sexos. Entretanto, a de maior mortalidade foi a partir de 80 anos com 33,05% dos casos.

Conclusões/Considerações finais

Constatou-se que é bastante expressiva a quantidade de registros relacionados à Insuficiência Cardíaca no Brasil e, sobretudo, no Nordeste (3° região com maior número de casos). Além disso, observou-se maior prevalência do sexo masculino em relação à quantidade de casos registrados e internações. Entretanto, o número de óbitos foi semelhante em ambos os sexos. Notou-se também que apesar de a faixa etária entre 70 e 79 anos possuir maior número de casos registrados, a que foi mais expressiva no número de óbitos foi a de a partir de 80 anos.

Palavras-chave

Insuficiência Cardíaca Congestiva; registros; Nordeste.

Área

Clínica Médica

Autores

Matheus Rezende Menezes, Hayanna Cândida Carvalho de Souza, Raul Filipe Diniz Azevedo, Jéssica Oliveira Cunha Barreto, Beatriz Paraizo Dantas Braz