15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Aneurisma de Aorta Torácica - Um diagnóstico atípico

Introdução/Fundamentos

O aneurisma de aorta é uma dilatação focal de mais de 50% do diâmetro de uma artéria normal, sendo a maioria dos casos assintomáticos, diagnosticados ao acaso por exames de imagem. No Brasil, tem maior incidência e mortalidade em homens, brancos e de idade avançada, tabagistas e hipertensos levando a maior mortalidade se ruptura e diminuindo-a por correção cirúrgica eletiva.

Objetivos

Relatar caso de aneurisma de aorta, com apresentação clínica atípica em paciente fora da maioria dos fatores de risco estabelecidos, mostrando a importância de uma investigação clínica completa e detalhada, a fim de reduzir a morbimortalidade dessa doença vascular que vem aumentando a sua prevalência no Brasil.

Caso

Paciente de 72 anos, sexo feminino, asmática, hipertensa há 40 anos e com doença renal crônica estágio III, tendo feito durante a vida apenas acompanhamento clínico. No ano de 2016, devido a quadro de dor em hipocôndrio esquerdo e disfagia crônica e progressiva, iniciou-se a investigação etiológica do quadro. Foi solicitado raio x de tórax evidenciando uma compressão esofágica por dilatação aneurismática em arco aórtico. Realizou-se exames complementares, como uma angiotomografia de tórax, que constatou uma dilatação aneurismática sacular (AS) na croça da aorta, medindo aproximadamente 4,4x4,7cm, confirmando o diagnóstico e a indicação cirúrgica. Enquanto aguardava o procedimento, a mesma evoluiu para quadro de dispneia aos médios esforços. Em julho de 2018, uma nova angiotomografia de tórax foi solicitada apresentando um aumento do AS na parede lateral esquerda da transição do arco aórtico e do segmento descendente, medindo 5,7x4,8x3,7cm, parcialmente trombosado. Foi, então, submetida à troca de arco aórtico sob circulação extracorpórea, com ressecção do segmento distal da aorta ascendente e arco aórtico. Paciente, após alta, seguiu acompanhamento e tratamento clínico, e atualmente, nega sintomas, relatando apresentar apenas dispneia aos grandes esforços.

Conclusões/Considerações finais

A paciente relatada enquadra-se em um espectro pequeno de pessoas que atingem um diagnóstico final de alta complexidade através do SUS. Devido ao quadro atípico relatado, acreditamos que a exposição deste serve como exemplo de que a investigação etiológica deve sempre perfazer todas as possibilidades incomuns, quando o comum já estava descartado. O não atraso da conduta também mostrou-se importante para o resultado satisfatório final da paciente.

Palavras-chave

aneurisma de aorta, cirurgia

Área

Clínica Médica

Autores

Lenita Franz Bezerra, Victória Costa Wagner, Carla Berndsen, Arthur Selaimen Costa