15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TRAUMA EM COLUNA TORÁCICA - RELATO DE CASO: A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE ADEQUADO

Introdução/Fundamentos

Os traumatismos raquimedulares penetrantes, sendo eles ferimentos por arma de fogo (FAF) ou ferimentos por arma branca (FAB), são a terceira causa mais comum de lesão da medula espinhal (2). Lesões medulares ocorrem com mais frequência em homens em idade produtiva entre 16 e 30 anos, e a penetração ocorre, geralmente, no sentido postero-anterior (1). Ainda assim, lesões medulares por FAB têm uma incidência relativamente baixa. Para pacientes acometidos por lesão raquimedular, é importante destacar que o transporte destes deve ser realizado através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Objetivos

Propõe-se relatar o caso de um homem de idade desconhecida, vítima de FAB em hemitórax esquerdo posterior, encaminhado de São Miguel dos Campos/AL para o Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió/AL, adequadamente, em USB, para avaliação e conduta cirúrgica de remoção do objeto perfurante retido em coluna torácica.

Caso

Quatro horas após o incidente, o paciente deu entrada no HGE, onde inicialmente realizou Tomografia Computadorizada, confirmando acometimento vertebral a nível de T1- T2. O paciente foi submetido à Laminectomia com exposição dural e avaliação do orifício de entrada da arma branca, com retirada da lâmina vertebral e constatação da ausência de dano medular. Após o procedimento, que durou duas horas, o paciente seguiu para internamento, onde, sob observação, foi confirmando a preservação das funções e movimentos. Com significativa melhora, foi transferido para ala hospitalar mais simples, aonde permaneceu até o décimo dia de internamento, quando recebeu alta médica, sem apresentar outras comorbidades.

Conclusões/Considerações finais

A partir do caso descrito, destaca-se a importância do atendimento pré-hospitalar apropriado e transporte adequado para as vítimas com suspeita de traumas da coluna vertebral, uma vez que, dependendo da intensidade e do mecanismo, o trauma poderá cursar com dano medular e em um contexto sem atendimento especializado poderá agravar o quadro do paciente, podendo repercutir com graves sequelas.

Palavras-chave

Traumatismo; Transporte; Atendimento.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil, Universidade Federal de Alagoas - Alagoas - Brasil

Autores

Múcio Lins Cavalcanti, Daniela Souza Carvalho, Marina Presmich Pontual, Elisa Esteves Rossini, Arnon Castro Alves Filho, Ewerton Emmanuel Soares Silva