15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Doença de Still no adulto: Relato de caso

Introdução/Fundamentos

A doença de Still é uma doença inflamatória sistêmica rara, de causa desconhecida, que se apresenta com um quadro de febre alta, artrite e exantema, podendo também apresentar acometimentos sistêmicos como hepatoesplenomegalia, leucocitose, linfadenomegalia, níveis elevados de ferritina e anemia. Acomete adultos jovens com idade entre 36 e 45 anos. Mesmo mais de um século depois da primeira descrição da doença, seu diagnóstico continua sendo um desafio para a medicina, configurando como patologia de exclusão entre infindáveis possibilidades e muitas vezes é feito somente durante a evolução do quadro.

Objetivos

Apresentar um relato de caso sobre doença de Still no Adulto

Caso

S.C.F, 37 anos, portadora de retardo mental. Vem a consulta em busca de diagnóstico após passar por 7 médicos especialistas. Relata hiporexia, náuseas e emagrecimento de 23kg em um ano, sudorese noturna importante, artralgia de joelhos, mialgia generalizada, febre de 38,9ºC e aftas de repetição. Alimentação e sono normais. O uso de AINEs apresentava melhora temporal do quadro. Faz uso contínuo Yasmin e carvedilol. Apresentou um quadro de hematoma espontâneo no fígado, quando foi investigada e realizado exames de imagem (RMN de abdome e pelve, PET/CT e Tomografia computadorizada do pescoço), sendo também constatado: linfonodomegalias, hepatomegalia, esplenomegalia, e derrame pleural bilateral. No exame físico: Fígado palpável e lesões de pele. Nos exames laboratoriais: PCR 5,76 (VR: <0,50mg/dl), Velocidade de hemossedimentação 92mm, Hemoglobina 10,7g/dl, Hematócrito 34,6%, CHCM 30,9g/dl, RDW 19% (Hipocromia e anisocitose) e ferritina de 11000. FAN, Fator reumatoide, ANTI-RNP, HLA-B51, HLAB27, ANTI-RO, ANTI-LA: Todos negativaram. Foi realizada biopsia cervical esquerda com estudo de imunohistoquímica (linfonodo), tendo como resultado: linfadenite crônica com hiperplasia linfoide de caráter reacional e esparsas e raras células gigantes. Apresentou melhora significativa com uso de Prednisona 10mg.

Conclusões/Considerações finais

O caso clínico descrito demonstra a dificuldade na definição diagnóstica da Doença de Still do Adulto, visto que foi necessário a investigação de 7 médicos especialistas para se chegar ao diagnóstico. Os relatos de casos como este são importantes fontes de conhecimento sobre o tema devido à raridade da doença. Portanto, em todo adulto jovem com febre alta de origem indeterminada somada à poliartrite e exantema deve ser considerada tal doença, após a exclusão de outras etiologias.

Palavras-chave

Doença de Still do Adulto, Artrite, Hiperferritinemia

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Aline Vaz Borges, Divino França, Julia Paula de Santanna Fabris, Julia Kranich, Marina Pazini Bomediano, Victória Elizabeth de Moura