15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso de câncer de mama em mulher jovem

Introdução/Fundamentos

INTRODUÇÃO: Globalmente, o câncer de mama é a segunda neoplasia mais comum entre as mulheres, sendo rara sua ocorrência em mulheres jovens, havendo poucos relatos de caso nesta população.OBJETIVO: Relatar caso de câncer de mama em mulher jovem, seu desafio diagnóstico e evolução clínica.

Objetivos

OBJETIVO: Relatar caso de câncer de mama em mulher jovem, seu desafio diagnóstico e evolução clínica.

Caso

CASO: JMO, 20 anos, negra, ensino fundamental incompleto, profissional do sexo, uso esporádico de álcool e tabaco, menarca aos 11 anos, sem uso de anticoncepcional e sem histórico de câncer pessoal ou familiar.

Iniciou quadro progressivo de dor lombar, dificuldade em deambular e emagrecimento. Ao atendimento inicial: taquipneica, taquicárdica, murmúrio vesicular diminuído em bases, além de pancitopenia. Raio-X de Tórax: infiltrado intersticial difuso bilateral, sendo aventadas hipóteses de Pneumocistose e Tuberculose - não melhorou com tratamento proposto. Tomografia de Tórax: derrame pleural bilateral com consolidação adjacente, broncogramas aéreos em bases pulmonares e pequeno derrame pericárdico. Tomografia de Abdome: múltiplos nódulos hepáticos ovalares, compatíveis com lesões secundárias; Múltiplas lesões ósseas líticas em sacro, ilíaco, esterno e vértebras tóraco-lombares. Biópsia de medula óssea: infiltração por células tumorais. Evoluiu com Síndrome de Compressão Medular e realizou Radioterapia sem resposta. Em investigação do tumor primário, verificou-se nódulo mamário à direita no ultrassom, com biópsia comprovando diagnóstico de carcinoma ductal invasivo, triplo negativo. Paciente foi a óbito antes do tratamento definitivo.

Relatamos um caso de Neoplasia de Mama em mulher jovem, nulípara, com menarca precoce, sem histórico familiar e baixa escolaridade, em estádio avançado ao diagnóstico.
O câncer de mama é menos incidente em mulheres jovens, com diagnósticos mais tardios e características agressivas, sabidamente de pior prognóstico. A maior vulnerabilidade nesta faixa etária é relacionada ao rastreamento restrito, limitação na leitura/interpretação dos exames de imagem neste grupo, além da falsa percepção das pacientes sobre o risco de desenvolver a doença.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: A neoplasia mamária é um importante tema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo necessária a capacitação dos profissionais da saúde sobre a investigação adequada nas diversas faixas etárias, incluindo mulheres jovens - situação em que o diagnóstico costuma ser tardio e a doença avançada.

Palavras-chave

PALAVRAS-CHAVE: Câncer de Mama, Adulto Jovem, Mulheres.

Área

Clínica Médica

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DE MARILIA - São Paulo - Brasil

Autores

Lilian Pavanelo Ferracine, Aline Ramalho Foschini, Uilliane Pietro de Oliveira, Yuri Bonicelli Crempe, Guilherme Costa Munhoz