15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Dissecção espontânea da artéria coronária

Introdução/Fundamentos

A dissecção espontânea da artéria coronária é uma causa rara de síndrome coronariana aguda. A etiologia exata permanece desconhecida.

Objetivos

Apresentar o relato de um caso raro de dissecção espontânea de artéria coronária que evoluiu com melhora do quadro.

Caso

E.A.S.L., 40 anos, feminina, higida. Iniciou quadro dor precordial em aperto com irradiação para o ombro esquerdo associada a náuseas e mal estar há 1 dia. Realizado eletrocardiograma que evidenciou infradesnivelamento do segmento “ST” em D2 e AVF, onda “T” hiperaguda de V2 a V4, além de má progressão de onda “R” e inversão de onda “T” anterosseptal (alteração dinâmica). Apresentou troponina positiva. A cineangiocoronariografia (CATE) mostrou coronária descendente anterior com lesão obstrutiva segmentar de 90% envolvendo os dois terços proximais, coronárias direita e circunflexa isentas de processos obstrutivos significativos. Realizada tentativa de angioplastia da coronariana, porém ao progredir o fio guia pela lesão, foi constatada dissecção intimal extensa, sugerindo diagnóstico de dissecção arterial coronariana espontânea. Ecocardiograma transtorácico evidenciou função sistólica global do ventrículo esquerdo comprometida em grau moderado em repouso (fração de ejeção: 40%). Optado pelo tratamento clinico conservador e por repetir o CATE em seis meses. Paciente recebeu tratamento para insuficiência cardíaca e anticoagulação terapêutica. Manteve-se em boas condições clinicas para acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

A dissecção espontânea de artéria coronária é uma entidade rara que não possui causa e tratamento definidos. O diagnóstico muitas vezes passa despercebido devido a semelhança com a apresentação clínica de morte súbita. O prognóstico é definido no CATE e este é examinador dependente. Diante disso, torna-se necessário o estudo dos casos conhecidos para que se possa entender a fisiopatologia e instituição de tratamentos eficazes para a patologia. Hoje em dia os tratamentos são individualizados por falta de protocolos para essa doença.

Palavras-chave

Dissecção espontânea da artéria coronária

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Santa Rita - Minas Gerais - Brasil

Autores

Priscila Isa Resende , Ane Caroline Alves Andrade , Amanda Luiza Martins Fonseca, Nathalia Alves Matheus, Leandro Oliveira Costa, Matheus Guimaraes Caires