15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Sinal de McGinn-White resultante de cardiopatia isquêmica: relato de caso

Introdução/Fundamentos

O sinal S1Q3T3, também conhecido como o sinal de McGinn-White, foi descrito em 1935 por McGinn e White. Possui os seguintes critérios de voltagem: onda S na derivação I e onda Q na derivação III, e amplitude de mais de 0,15 mV (1,5 mm) associada à inversão da onda T na derivação III. Está classicamente relacionada à embolia pulmonar (EP), mas não patognomônica dela.

Objetivos

O sinal de McGinn-White é classicamente associado com embolia pulmonar, no entanto não é patognomônica dessa condição. Patologias que afetem ventrículo direito podem apresentar o mesmo achado.
Apresentamos um relato de caso desse achado eletrocardiográfico associado ao infarto do miocárdio de ventrículo direito

Caso

Homem de 47 anos sem história de comorbidades conhecidas foi levado ao pronto-socorro por ambulância, em parada cardíaca. O retorno da circulação espontânea ocorreu em 50 minutos (após 35 minutos de ressuscitação cardiopulmonar). O eletrocardiograma mostrava ritmo sinusal com padrão s1q3t3. Os testes laboratoriais revelaram uma elevação da troponina de 1,25ug / L para 31,02ug / L.
Posteriormente, o paciente foi submetido a cateterismo cardíaco que evidenciou: artéria descendente anterior com obstrução proximal de 90%, ramo diagonal de primeiro e segundo com obstrução proximal de 80%, artéria circunflexa esquerda com obstrução proximal de 90% e artéria coronária direita dominante ocluída no terço médio.
Em seguida, foi decidido realizar cirurgia de revascularização miocárdica. Apresentou boa evolução clínica e recebeu alta hospitalar com retorno ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

O padrão S1Q3T3 é geralmente relacionado a embolia pulmonar, no entanto, muitas outras condições que afetam o ventrículo direito também podem apresentar esse achado do eletrocardiograma. Nosso paciente tinha acinesia da parede posterior devido a um infarto do miocárdio de uma oclusão da artéria coronária direita.

Palavras-chave

S1Q3T3; McGinn-White; infarto do miocárdio

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Rodrigo Moraes Reis, Josue Almeida Victorino