15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Sarcopenia em Paciente Obesa Pós-cirurgia Bariátrica: Relato de Caso

Introdução/Fundamentos

Pacientes submetidos a cirurgia bariátrica podem desenvolver sarcopenia devido à inevitável perda de massa muscular juntamente à perda de massa gorda, com ou sem obesidade sarcopênica subjacente. Há poucas recomendações específicas para o diagnóstico de sarcopenia em pacientes com doenças crônicas, uma vez que a maioria dos critérios diagnósticos foram elaborados visando à sarcopenia primária.

Objetivos

Enfatizar a importância do diagnóstico de sarcopenia não só em pacientes idosos, como também no contexto de pacientes obesos e submetidos à cirurgia bariátrica.

Caso

Paciente feminina, 54 anos, com história de obesidade desde a adolescência. Após tratamento clínico, foi submetida a procedimento de Fobi-Capella com colecistectomia aos 47 anos de idade, obtendo queda do Índice de Massa Corporal (IMC) de 44,36 kg/m² para 23,5 kg/m² e percentual de perda do excesso de peso (PEP) de 106,2%. Mediante suspeita clínica para sarcopenia, foi realizada análise de força muscular através do teste de preensão palmar, a qual resultou em escore de 12,6 kg (indicativo de sarcopenia se < 16 kg em mulheres). A avaliação de composição corporal com densitometria por dupla emissão de raios-X (DXA) obteve um índice de 44% de gordura corporal total, valor que se encontra no 85º percentil comparado ao jovem normal e no 66º percentil à sua idade correspondente. O índice de massa muscular esquelética apendicular (MMEA) foi de 5,15 kg/m² (confirmatório de sarcopenia se < 5,5 kg/m² em mulheres), estando no 6º percentil comparado ao jovem normal e no 8º percentil à sua idade correspondente. A análise desses testes firmou o diagnóstico de sarcopenia associada a osteopenia, considerando o resultado do Z-score de -1.1. A aplicação dos critérios de Short Physical Performance Battery (SPPB) resultou em um escore de 8, demonstrando um caso de sarcopenia grave (escore ≤ 8) pós-cirurgia bariátrica.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico de sarcopenia em pacientes obesos e submetidos à cirurgia bariátrica vem ganhando atenção, principalmente por possibilitar a prevenção e o tratamento precoce de suas complicações. Estudos com enfoque específico nestes pacientes são necessários para a elaboração de critérios diagnósticos mais adequados a esta população.

Palavras-chave

Sarcopenia; Obesidade Sarcopênica; Obesidade; Cirurgia Bariátrica

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Felipe Pontes, Érika Yumi Nakagawa, Camila Emi Fujiwara Murakami, Renata Martins Taques, Adriane Maria Rodrigues, Andreia Fabiana Bueno Buzzá