15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Massa muscular e morbimortalidade em pacientes submetidos à hemodiálise.

Fundamentação/Introdução

A sarcopenia é atualmente reconhecida como uma doença muscular (ICD-10-MC). O European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP), utiliza-se de três critérios para detecção da sarcopenia: força, massa e função muscular. A massa muscular é o segundo marcador a ser avaliado e confirma o diagnóstico de sarcopenia.

Objetivos

Relacionar os valores de massa muscular, através da medida da circunferência da panturrilha (MCP), com mortalidade e ocorrência de internação, em uma coorte de pacientes submetidos a hemodiálise em um Hospital da região Sul do país.

Delineamento e Métodos

A massa muscular foi determinada pela MCP, obtida por fita métrica inelástica, na máxima circunferência do plano perpendicular à linha longitudinal da panturrilha. A medida foi coletada duas vezes, de ambas os membros e de forma alternativa, sendo utilizada a média das quatro medidas para análise. Os pontos de cortes utilizados foram baseados em valores regionais (baixa MCP: ≤34cm para homens e ≤33cm para mulheres), conforme recomendado pelo EWGSOP. Dados sobre internações e mortalidade foram verificados através da revisão de prontuário dos pacientes no período de 6 meses subsequentes a coleta das medidas. Todas a variáveis foram duplamente digitadas no programa Epidata 3.1 e a análise dos dados foi realizada no programa STATA 14.0. Para todos os testes considerou-se um nível de significância de 5%, bi-caudal.

Resultados

Foram avaliados 88 pacientes com idade média 54,85 anos (±17,24), sendo a maioria (56,8%) do sexo masculino. A prevalência de baixa CP foi de 39,77%, sendo mais presente nas mulheres (40% delas apresentaram baixa MCP) do que nos homens, contudo esta diferença não foi estatisticamente significativa (p=0,96). Observou-se associação positiva da baixa MCP com a ocorrência de óbito (p=0,003) contudo, a ocorrência de internação não foi associada com a MCP.

Conclusões/Considerações finais

Pacientes em hemodiálise com baixa MCP apresentaram maior risco de mortalidade precoce, quando comparados àqueles com MCP dentro dos valores de normalidade. Sendo a MCP um método simples é considerado um bom marcador de massa muscular, destaca-se a importância desta medida como método de rastreio de pacientes com pior prognóstico. Desta forma, medidas de intervenção precoce devem ser realizadas, possibilitando mudanças nos desfechos clínicos desta população. Ressalta-se ainda, a importância da realização de mais estudos para confirmação destes encontros.

Palavras-chave

Sarcopenia; Medida da Circunferência da Panturrilha; Mortalidade; Internações

Área

Clínica Médica

Autores

Lisiane Basso, Inara Regina Frühauf, Augusto Rabello Pettinelli, Aline Porciuncula Frenzel, Maria Cristina Gonzalez