15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Abordagem Diagnóstica da Tuberculose Miliar: Relato de caso

Introdução/Fundamentos

Introdução:A Tuberculose pulmonar (TB) é uma doença infecciosa crônica endêmica e é a segunda causa de morte por doenças contagiosas no mundo.O subtipo miliar foi descrito devido as semelhanças das lesões com sementes moídas, sendo considerada uma das formas mais graves.

Objetivos

Objetivo:Relatar um caso raro de TB miliar comumente subdiagnosticado.

Caso

Descrição do caso:Paciente 61 anos, masculino, caminhoneiro, divorciado, natural de Goiânia-GO, deu entrada no pronto atendimento com queixa principal de tosse, dor de cabeça e fraqueza. Paciente relata história de tosse seca há mais de 3 meses, evoluindo com dor torácica em hemitórax direito, dispneia e episódios de febre alta (não mensurada) há 30 dias. Concomitante cefaleia holocraniana de média intensidade e adinamia.Nega hemoptise, relata perda de peso de 7 kg em 1 mês. Ao interrogatório, hipertenso há 15 anos, em uso irregular de medicamentos e tratou vários episódios de Gonorreia.Ex- tabagista 90 maços-ano e etilista há 40 anos.Não soube informar sobre o cartão de vacinas. Ao exame regular estado geral, lúcido e orientado em tempo e espaço, hidratado, normocorado e emagrecido. Linfonodos submandibulares bilaterais palpáveis.Tórax excavatum, murmúrio vesicular universalmente audível sem ruídos adventícios com expansibilidade e frêmito toráco vocal normal. Aparelho cardiovascular, abdome e membros sem alterações. Levantou-se a hipótese diagnóstica de pneumonia típica e tuberculose. Foram solicitados exames laboratoriais, sorologias, raio-X de tórax e pesquisa de bacilo álcool-ácido resistente (BAAR). A imagem do raio-X não corroborou com a hipótese diagnóstica, sendo solicitado exame de maior acurácia, tomografia de tórax (TC) sem contraste. Os resultados laboratoriais não evidenciaram alteração. Foi instituído antibioticoterapia, cefalosporina de quarta geração com persistência da febre com calafrios, tosse, dispneia e inapetência. No quinto dia do uso de antibiótico, na pesquisa de BAAR foi encontrado um bacilo em 100 campos examinados. À TC foi visualizado imagens micro nodulares difusas e padrão de árvore em brotamento no parênquima pulmonar suscitando o diagnóstico de TB miliar. Por se tratar de uma doença infecto contagiosa o paciente foi encaminhado ao hospital de referência.

Conclusões/Considerações finais

Considerações Finais:A TB por apresentar formas clínicas variadas,sobretudo a forma miliar,uma infecção oportunista rara e grave,deve ser investigada mesmo em pacientes com sinais e sintomas inespecíficos com ausência de imunodepressão.

Palavras-chave

tuberculose miliar; diagnóstico;

Área

Clínica Médica

Instituições

UNITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

Carolina Coelho Burlamaqui , Kelly Rosa Ferreira Ferrari , Jorge Hugo Paiva Oliveira , Luis Fernando D'Albuquerque e Castro