15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇÕES CARDIOLÓGICAS FUNCIONAIS DECORRENTES DE SIMPATECTOMIA TORÁCICA TORACOSCÓPICA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Fundamentação/Introdução

A hiperidrose é uma condição de sudorese excessiva resultante de uma hiperatividade simpática sistêmica. Seu tratamento padrão ouro é a ressecção ou ablação cirúrgica da cadeia simpática paravertebral, a simpatectomia torácica toracoscópica (STT). Cirurgias torácicas não-cardiacas possuem considerável incidência de eventos cardíacos pós-operatórios, levando-se a questionar a existência de alteração da capacidade funcional cardiológica decorrente da ressecção de gânglios simpáticos do tórax

Objetivos

Investigar as evidências na literatura das alterações funcionais cardiovasculares no pós-operatório de pacientes submetidos à STT para tratamento de hiperidrose.

Delineamento e Métodos

Revisão sistemática de literatura, utilizando estudos clínicos publicados entre janeiro de 1999 e abril de 2019 nas bases de dados PubMed, Scielo e LILACS. Foi utilizada a estratégia PICO para construção da pergunta de pesquisa de revisões sistemáticas. Dois revisores realizaram a leitura completa dos 6 artigos incluídos nesta revisão sistemática, com intermedio de um terceiro revisor independente.

Resultados

Adequaram-se aos critérios de inclusão da pesquisa 6 artigos. O principal achado foi a redução da frequência cardíaca (FC), similar ao efeito beta-bloqueador, sem ocasionar em alteração funcional. Tal efeito pode decorrer do bloqueio da resposta simpática aos barorreceptores ou da redução do estímulo simpático no miocárdio e no feedback negativo do sistema vagal. A ausência de alteração funcional pode se justificar pela melhora do fluxo sanguíneo para o coração e músculos através de vasodilatação periférica nos membros superiores e aumento compensatório da fração de ejeção ou pela melhora na capacidade de captação de oxigênio pelo miocárdio –mantêm-se a tolerância ao exercício, aumenta o pulso de oxigênio e reduz-se o duplo produto. Outro possível mecanismo é o aumento da pré-carga decorrente da bradicardia sinusal.

Conclusões/Considerações finais

A redução da FC sem nenhuma alteração na capacidade funcional do coração sugere que a STT seja responsável por uma melhora no condicionamento físico do coração, possivelmente podendo vir a representar uma fonte de tratamento para outras condições clinicas. A STT já tende a ser sugerida como tratamento para angina recorrente intratável, taquicardia ventricular e arritmias de QT longo, uma vez que um aumento da variação da FC atua como fator de proteção para estas condições.

Palavras-chave

alterações cardiacas funcionais; simpatectomia toracica toracoscópica; hiperidrose

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Pequeno Principe - Paraná - Brasil

Autores

JEAN BORGES CURIMBABA, HENRIQUE LECHINSKI RODRIGUES, JULIANO MENDES DE SOUZA, WILTON FRANCISCO GOMES