15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ADENOCARCINOMA EM BULBO DUODENAL: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

INTRODUÇÃO/FUNDAMENTOS: O intestino delgado é considerado relativamente resistente as neoplasias, visto que possui fatores de proteção. Com isso, o adenocarcinoma de duodeno é muito raro, ele representa cerca de 0,5% de todas as neoplasias intestinais (delgado e grosso) e cerca de 30% de todas as neoplasias do intestino delgado.

Objetivos

OBJETIVO: O objetivo desse trabalho é descrever um caso raro de adenocarcinoma em bulbo duodenal e elucidar a patologia através de uma revisão literária.

Caso

Paciente masculino, 59 anos, branco, em acompanhamento oncológico em um hospital de médio porte do estado do Rio Grande do Sul. Paciente iniciou a sintomatologia com distensão abdominal em faixa após as refeições em porção superior (mais focalizada em região epigástrica), fezes em fita e sensação de empanzinamento. Após 2 meses, iniciou com quadro de vômitos incoercíveis e do tipo alimentar, aumento da distensão abdominal e constipação prolongada. Relata perda de 24 kg em 3 meses e não ter fatores de remissão e exacerbação dos sintomas. Realizou endoscopia digestiva alta com biópsia, a qual deu como resultado esofagite e adenocarcinoma em bulbo duodenal. Foi encaminhado para serviço especializado em oncologia, realizando cirurgia oncológica. No momento da cirurgia, constou-se a impossibilidade de ressecção tumoral e diversas metástases. Então, optou-se por uma cirurgia paliativa (gastroenteroanastomose) e 6 ciclos quimioterápicos paliativos (esquema FOLFOX – Leucovorina, Fluoracila Oxaliplatina).

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: A importante morbidade apresentada por esse paciente foi devido a neoplasia intestinal, a qual foi considerada não passível de cura devido a metástases e extensão tumoral e, assim, foi optado por cuidados paliativos.

Palavras-chave

Câncer de bulbo duodenal; Tumor em bulbo duodenal; Neoplasia de intestino delgado.

Área

Clínica Médica

Autores

Luiz Henrique Missio, Jordana Carolina Weiss, Igor Minasi Stankevicius, Amanda Pacheco Alves, Natalia Wojeick, Rafael Neves Brondani