15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MÉDICAS DE EMERGÊNCIA ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO

Fundamentação/Introdução

Cursos baseados em metodologias ativas permitem que o aluno torne-se protagonista na construção de seu conhecimento. Isso pode ser alcançado através de estudos prévios que são contabilizados em pré-testes, aulas práticas com estações de simulação e pós-testes em que se verifica a fixação do conteúdo.

Objetivos

Descrever a prática e a importância do desenvolvimento de habilidades fundamentais para a prática médica através de simulações realistas em cursos de medicina de metodologia ativa.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de medicina sobre a realização de pré-teste com o auxílio de estudo prévio, a prática de simulações e o feedback com pós-teste no desenvolvimento de habilidades de emergência, para avaliação do impacto da simulação no aprendizado academico.

Resultados

O problem based learning (PBL) é uma metodologia ativa de ensino, que utiliza situações problemas e simulações para o desenvolvimento de habilidades essenciais ao profissional médico tais como intubação orotraqueal (IOT) e acesso venoso central. O aluno é estimulado a fazer estudo prévio da técnica do procedimento e suas indicações. O conhecimento prévio será verificado na forma de pré-teste. Durante a simulação de atendimento, o aluno deve identificar a necessidade de algum desses procedimentos, descrever e realizar a técnica em manequins. Após a demonstração da técnica, o professor responsável oferece feedback sobre a performance, destacando os pontos positivos e corrigindo os erros. Dessa forma, na próxima tentativa o aluno estará mais apto a realizar o procedimento. Isso é particularmente importante pois o aluno tem perspectiva pobre sobre seu próprio desempenho, ponto chave em metodologias ativas. Durante o fechamento da aula, é realizado pós-teste em que o aluno pode refletir sobre os erros que cometeu e percebe se fixou o conteúdo necessário.

Conclusões/Considerações finais

Cursos de metodologias ativas permitem que essas habilidades sejam treinadas e aperfeiçoadas em contextos clínicos, como o atendimento ao paciente na sala de emergência. A correlação entre situações clínicas simuladas e habilidades específicas é importante para que o aluno identifique a real necessidade e aplicação de procedimentos, como é o caso da IOT e do acesso venoso central. Ao invés de ter um aprendizado segmentado, o aluno compreende a aplicação do seu aprendizado e, dessa forma, tem maiores oportunidades de revisar e aperfeiçoar sua técnica.

Palavras-chave

Simulação; OSCE; aprendizado; desenvolvimento de habilidades

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Pequeno principe - Paraná - Brasil

Autores

JEAN BORGES CURIMBABA, JEAN BORGES CURIMBABA, VITORIA DIANA MATEUS DE ALMEIDA GONÇALVES, VITORIA DIANA MATEUS DE ALMEIDA GONÇALVES, Beatriz Pyrich Cavalheiro, Beatriz Pyrich Cavalheiro, Gabryelle Daguetti, Gabryelle Daguetti, HENRIQUE LECHINSKI RODRIGUES, HENRIQUE LECHINSKI RODRIGUES, Marcelo FERRARI DE ALMEIDA CAMARGO FILHO, Marcelo FERRARI DE ALMEIDA CAMARGO FILHO