15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ APÓS VACINA CONTRA INFLUENZA: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença rara, com incidência anual de 0,81 a 1,89 casos por 100 mil habitantes, acometendo ambos os sexos, principalmente entre 20 e 40 anos de idade. Manifesta-se por uma polineuropatia inflamatória desmielinizante aguda, e pode estar associada aos efeitos adversos da vacina contra influenza.

Objetivos

O relato visa descrever o caso de desenvolvimento da SGB após vacina contra influenza, e relacionar novos casos da SGB com a literatura científica.

Caso

As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário e exames laboratoriais através do registro fotográfico, entrevista com o paciente e revisão da literatura. H. A. X., 69 anos, masculino, vacinado com a segunda dose contra a influenza dia 23 de maio de 2019, apresentou, após doze dias, quadro progressivo de paresia e dor em membros inferiores e após em membros superiores, de forma simétrica, evoluindo para paralisia e arreflexia, com perda de sensibilidade tátil. O líquor apresentava elevado número de proteínas (70 mg/dL) sem elevação da celularidade. Paciente ficou internado por trinta e um dias, pois também desenvolveu pneumonia bacteriana. Apresentou recuperação parcial da força dos membros inferiores após administração intravenosa de imunoglobulina, e mantém traqueostomia e sonda nasoenteral.
A literatura científica sobre o tema é controversa, pois de acordo com um estudo multicêntrico europeu não há aumento do risco de desenvolver SGB após a imunização. No entanto, uma metanálise de dados, nos Estados Unidos (EUA), constatou um aumento no risco equivalente a 1.6 por milhão de vacinados. Somado a isso, um estudo transversal da SGB no Brasil, no ano de 2018, constatou que 16,27% dos casos são precedidos por vacinação, considerando também a do tétano e da poliomielite. Nesse contexto, também é importante considerar que de acordo com um estudo realizado nos EUA mudanças dos padrões antigênicos, como as atuais vacinas trivalentes e quadrivalentes, podem alterar os padrões de efeitos adversos das vacinas sazonais.

Conclusões/Considerações finais

O caso, assim como outros presentes na literatura, apresentam padrões semelhantes de manifestação clínica da SGB associado à vacina influenza. Dessa forma, contribui para o conhecimento desse importante desfecho clínico, uma vez que tem ocorrido com maior frequência e constitui um agravo de notificação compulsória apenas em alguns locais do país, o que também justifica maior conhecimento sobre o tema.

Palavras-chave

estudo de caso, síndrome de Guillain-Barré, vacina contra Influenza

Área

Clínica Médica

Autores

Mariusi Glasenapp dos Santos, Melissa Agostini Lampert