15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Resistência antimicrobiana de bactéria envolvida em infecções urinárias

Fundamentação/Introdução

Infecções do trato urinário causadas por bactérias são eventos muito comuns, considerados importante problema de saúde pública. O tratamento antimicrobiano empírico destas infecções por muito tempo, especialmente as causadas por Escherichia coli (E. coli), tem sido associado com o aparecimento de resistência bacteriana. Embora alguns países estão preocupados com a mudança dos fármacos utilizados para evitar o aparecimento de resistência bacteriana, outros ainda mantêm o mesmo tratamento durante um longo período.

Objetivos

Avaliar o perfil de sensibilidade e resistência de E. coli para diferentes antimicrobianos utilizados para tratar infecções urinárias no Brasil.

Delineamento e Métodos

Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética. Foi realizado um estudo transversal e retrospectivo em um hospital público do Sistema Único de Saúde, Minas Gerais/Brasil. O estudo foi feito com 1654 amostras obtidas de pacientes ambulatoriais com sintomas de infecção trato urinário. Os antibióticos testados nos ensaios de resistência ou sensibilidade à E. coli, isolados a partir de cada paciente, foram: ampicilina + sulbactam, cefalotina, ciprofloxacina, norfloxacina e nitrofurantoína. A análise estatística foi realizada utilizando o programa "Graphpad Prism".

Resultados

Os resultados mostraram que todos os antibióticos testados foram eficazes contra a bactéria E. coli, no entanto; a nitrofurantoína tem provado ser mais eficaz quando comparada com outros antibióticos, desde que houve uma menor resistência aos antibióticos após a sua utilização. Houve também uma diferença na eficácia e resistência bacteriana entre fluoquinolonas e ampicilina, quando comparadas com o inibidor de beta-lactamases.

Conclusões/Considerações finais

Existem discrepâncias quanto à efetividade ao combate antimicrobiano à infecções urinárias causada por E. coli em pacientes ambulatoriais, dado pelo uso de diferentes drogas.

Palavras-chave

infecção urinária, resistência bacteriana; Escherichia coli

Área

Clínica Médica

Instituições

Unifimes - Goiás - Brasil

Autores

Nadiny Paim Solano, Melissa Carvalho Martins de Abreu, Maysa Resende Freitas, Wellington Francisco Rodrigues, Camila Botelho Miguel