15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose Ganglionar Ocultando o Diagnóstico de Linfoma: Relato de caso

Introdução/Fundamentos

A tuberculose (TB) ganglionar é uma das formas mais frequentes de infecção extrapulmonar pelo Mycobacterium tuberculosis. Suas manifestações como febre, perda ponderal, adenomegalia e sudorese noturna, se assemelham às presentes em doenças linfoproliferativas, mas raramente estas patologias são concomitantes. Além de apresentarem quadro clínico similar, achados histopatológicos podem se interpor, dificultando o diagnóstico simultâneo.

Objetivos

Relatar um caso de TB ganglionar associada a linfoma, retardando o diagnóstico da neoplasia.

Caso

Homem de 31 anos, com dor em abdome superior de forte intensidade, irradiando para dorso, febre vespertina, hiporexia e perda ponderal de 18 kg há três meses. Apresentava apenas linfonodomegalias intra-abdominais e intratorácicas. Foi realizada laparotomia exploratória para biópsia de linfonodos, com diagnóstico de TB ganglionar. Anatomopatológico apresentava linfadenite crônica, granulomatosa, com necrose caseosa e células gigantes do tipo Langhans. Fez uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por dois meses, com pouca melhora clínica. Sorologias para hepatites B e C, histoplasmose, HIV e teste rápido para sífilis eram não reagentes. Devido à persistência de sintomas constitucionais, quadro consumptivo e ausência de linfonodomegalias periféricas para nova biópsia, optou-se por iniciar tratamento empírico de infecção multidroga resistente. Após dois meses em esquema alternativo, permanecia com febre diária e piorando clinicamente. Evoluiu com surgimento de nova adenomegalia inguinal de 2 cm, sendo submetido a biópsia excisional, com diagnóstico histopatológico de linfoma difuso de grandes células. Imunohistoquímica evidenciou LNH de células T periféricas. Esquema tuberculostático padrão foi retomado e iniciada quimioterapia, com melhora do quadro clínico. Entretanto, a neoplasia mostrou-se refratária ao tratamento.

Conclusões/Considerações finais

Relatamos o caso de um paciente com linfadenopatia e sintomas constitucionais em que o diagnóstico histopatológico inicial foi de TB ganglionar. Diante da piora clínica a despeito do tratamento específico, nova biópsia realizada evidenciou linfoma, sendo o diagnóstico da neoplasia retardado em 4 meses. A possibilidade de coexistência entre TB ganglionar e linfoma deve ser aventada em casos refratários ao tratamento tuberculostático, pois o diagnóstico tardio pode resultar em pior desfecho.

Palavras-chave

Tuberculose; Linfadenite tuberculosa; Linfoma.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Barão de Lucena - Pernambuco - Brasil, Hospital das Clínicas - UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

Gustavo Daniel Santos Gomes, Beatriz Pinto Siqueira Campos, Juliana Vieira Oliveira Salerno, Eduardo Abadie Guedes, Carolina Nascimento Matias Teixeira, Arthur Costa Inojosa