15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Doença de Madelung: Relato de Caso

Introdução/Fundamentos

A Doença de Madelung é um distúrbio de crescimento simétrico de tecido adiposo não encapsulado que pode envolver as regiões do pescoço, dorso, tórax, abdome e proximal de membros. Tem prevalência de 1:25000 pessoas, e acomete principalmente indivíduos de meia idade (± 50 anos).

Objetivos

Orientar a identificação precoce de uma doença de progressão lenta que é subdiagnosticada.

Caso

V.A.R., 58 anos, queixa de aparecimento e aumento progressivo de depósitos de gordura, além de dor e fraqueza, em tronco e membros nos últimos 10 anos. Etilismo (destilados 0,5l/dia) há 40 anos. Irmãos com quadro semelhante. Em internamento para investigação do quadro e comorbidades, realizado diagnóstico clínico de Lipomatose Simétrica Benigna e também de cirrose hepática, osteoporose, polineuropatia axonal sensitiva, hipertensão e doença do refluxo gastroesofágico. Ressonância magnética de membros demonstrou hipotrofia muscular e distribuição atípica de depósitos de gordura. Prescrito o uso de Gabapentina, Benzodiazepínico, Anlodipino e avaliação neuromuscular e da Cirurgia Plástica.

Conclusões/Considerações finais

Atualmente denominada Lipomatose Simétrica Benigna, a Doença de Madelung foi descrita em 1846. Desde então existem apenas cerca de 200 casos descritos na literatura. Pode ser relacionada a uma herança genética autossômica dominante e está associada ao consumo crônico de álcool. Em 2018, uma nova proposta de classificação separou a doença em três fenótipos, conforme a disposição dos depósitos de gordura. O paciente relatado se enquadra no tipo III (distribuição generalizada exceto cabeça, antebraços e pernas). Na literatura os exames laboratoriais evidenciam principalmente função hepática alterada, anemia macrocítica e dislipidemia. Existe alta prevalência de neuropatia sensorial e periférica, somática e autonômica nos portadores da doença. Outras complicações descritas incluem: luxação e compressão da laringe, compressão de veia cava superior, presença de células adiposas em região aórtica, carotídea, lingual, escrotal e retro-orbital. É facilmente confundida com lipedema, obesidade, síndrome de Cushing e neurofibromatose. O tratamento baseia-se em cessar o alcoolismo e remoção cirúrgica. Apresenta altas taxas de recorrência, uma vez que a fisiopatologia da doença permanece desconhecida.

Palavras-chave

Doença de Madelung, Lipomatose Simétrica Benigna, alcoolismo, neuropatia

Área

Clínica Médica

Autores

Isabella Chapieski, Adelyne Mayara Tavares Silva Sequinel, Aline Stollmeier, Vinicius Mariotti Machado, Bianca Schulham Silva, Adriana Maria Rodrigues