15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE ENCARCERAMENTO PULMONAR NO PACIENTE COM TUBERCULOSE PLEURAL: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: O encarceramento pulmonar secundário a infecções é um evento raro e quando presente exige, além da correção do fator causal, a realização de exercícios fisioterápicos na tentativa de reexpansão pulmonar, podendo ser necessário procedimentos invasivos. A forma mais comum de encarceramento é decorrente de empiema pleural parapneumônico, configurando a causa tuberculosa como uma apresentação atípica.

Objetivos

Objetivo: O presente relato visa descrever a abordagem diagnóstico terapêutica do encarceramento pulmonar secundário à infecção por Mycobacterium tuberculosis.

Caso

Relato do Caso: Paciente A.C.A, sexo masculino, 23 anos, com quadro de dor ventilatório-dependente à esquerda iniciada há 20 dias, evoluindo com tosse seca, febre não aferida, calafrios e dispneia aos médios esforços, de caráter progressivo. Refere perda ponderal de 10kg no período. Ao exame físico: taquipneico, taquicárdico, murmúrio vesicular diminuído em todo hemitórax esquerdo e abolido na base correspondente. A radiografia de tórax evidenciou derrame pleural volumoso em hemitórax esquerdo. Realizada drenagem de toráx em selo d’água, com saída de conteúdo de aspecto purulento com grumos. A análise do líquido pleural constatou proteína e desidrogenase lática elevadas, glicose diminuída, dosagem de adenosina desaminase (ADA) de 102,2 e celularidade com predomínio de neutrófilos, confirmando o diagnóstico de tuberculose pleural. Apesar da melhora clínica, após drenagem de tórax observou-se em radiografia que não houve reexpansão pulmonar do lado correspondente. Foi realizada então tomografia computadorizada de tórax evidenciando pulmão encarcerado além de líquido residual com debris. Estabelecido o diagnóstico de Síndrome de Encarceramento Pulmonar por Tuberculose Pleural, o paciente foi encaminhado para início da quimioterapia antituberculosa, prescrito fisioterapia respiratória e acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: Este caso demonstra uma forma clínica relevante de tuberculose associada a uma rara complicação, o encarceramento pulmonar. Considerando as elevadas taxas de incidência de tuberculose em nosso país, é fundamental que profissionais de saúde conheçam as diferentes formas de apresentação da doença e saibam identificar e tratar precocemente as possíveis complicações a fim de minimizar os danos que a evolução da patologia possa provocar.

Palavras-chave

Palavras-chave: Tuberculose. Pleural. Encarceramento. Pulmonar.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

Vitória Gomes Canedo, Alanna Masciel Nascimento