15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

METODOLOGIA ABP: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA

Fundamentação/Introdução

Motivações e expectativas fazem parte do comportamento humano no que diz respeito às suas escolhas. Ser médico mobiliza escolhas conscientes, inconscientes e fatores motivacionais.

Objetivos

Conhecer as motivações, as expectativas e o grau de satisfação do estudante que escolhe um curso médico no modelo de ensino aprendizagem baseada em problemas.

Delineamento e Métodos

Estudo longitudinal, prospectivo e descritivo, realizado em Aracaju, Sergipe, Brasil, no período de 2013 a 2018. Amostra composta por 219 alunos matriculados nas quatro primeiras turmas de um curso médico. Questionários com perguntas abertas e fechadas foram aplicados, sendo respondidos ao longo da graduação pelos mesmos alunos, quando se encontravam em etapas mais avançadas. Os dados foram analisados pelo software SPSS 19 e foram aplicados, os métodos de análise bivariada, para detecção de relações significativas entre as variáveis isoladas e multivariada; frequência absoluta e percentual; teste Qui-Quadrado de Pearson (χ2), para avaliar a associação entre variáveis qualitativas e comparar proporções. O nível de significância adotado foi p < 0,05. Estudo aprovado pelo CEP/UNIT, CAAE 92477518.7.00005371.

Resultados

137 (62,8%) dos participantes eram mulheres e 81 (37,2%) homens. Motivações para escolher o curso: autorrealização (p <0,001), transcendência (p<0,001), afinidade (p=0,036) e valores cognitivos (p=0,026), sendo estatisticamente significativos. Obteve-se 314 (93,5%) respostas afirmativas quanto a manter-se motivado ao longo da graduação. As expectativas foram relacionadas quanto ao curso, ao aluno e a metodologia de ensino. O grau de satisfação com o curso revelou-se: 51(15,4%) excelente; 226 (68,3%) bom; 52 (15,7%) regular e 2(0,6%) ruim.

Conclusões/Considerações finais

Escolher a profissão médica passa por escolhas instintiva ou consciente, independente do modelo de ensino e aprendizagem. A possibilidade de construir o próprio saber e buscar o atendimento às suas expectativas parece se constituir em fator estimulante para os estudantes ao longo da graduação. Manter-se motivado requer estímulos do ambiente e do quanto as expectativas são atendidas e satisfeitas.

Palavras-chave

Ensino; aprendizado baseado em problema; estudantes de Medicina; motivação

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Durval José de Santana Neto, Larissa Gonçalves Moreira, Adozina Marques de Souza Neta, Louise Nader Santos Silva, Íkaro Daniel de Carvalho Barreto, Leda Maria Delmondes Freiras Trindade