15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

FATORES RELACIONADOS A DEPRESSÃO NA POPULAÇÃO GERIÁTRICA COM DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA

Fundamentação/Introdução

O processo de envelhecimento está relacionado a diversas mudanças que podem levar a perda funcional, cognição e estado de humor dos indivíduos. Nesse contexto, a doença arterial periférica aparece como importante fator para essas mudanças.

Objetivos

Determinar fatores que relacionem a presença de depressão em idosos com doença arterial periférica.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal realizado no Serviço de Cirurgia Vascular de um hospital terciário. Para esse estudo foram utilizados dois questionários sendo um deles a Escala Geriátrica de Depressão de 15 itens (GDS-15) e outro com características da doença arterial periférica elaborado pelos autores. Os critérios de inclusão foram pacientes de 60 anos ou mais, com diagnóstico de doença arterial periférica, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e responderam ambos questionários. Desta forma, 82 idosos participaram da pesquisa e nenhum foi excluído.

Resultados

Do total de 82 idosos internados com doença arterial periférica, 62,2% apresentaram sintomas depressivos distribuídos em 47,6% com sintomas leves e 14,6% com sintomas graves. Houve predominância do sexo masculino e indivíduos provenientes do interior do estado. Os fatores associados a depressão nos pacientes com doença arterial periférica (DAP) foram (p<0,05) idade, diabetes mellitus, hipertensão arterial, isquemia crítica e amputação prévia. Desses fatores os que apresentaram maior chance em razão de chances bruta foram diabetes mellitus e isquemia crítica.

Conclusões/Considerações finais

Os fatores que influenciam a ocorrência de sintomas depressivos em idosos internados com DAP foram principalmente diabetes mellitus e isquemia crítica. Desta forma, é de fundamental importância estabelecer o acompanhamento interdisciplinar nesses pacientes.

Palavras-chave

Depressão, idosos, doença arterial periférica

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Maria Izabel Aragão Mota, José Aderval Aragão, Osmar Max Gonçalves Neves, Isadora Aragão Mota, Iapunira Catarina Sant’Anna Aragão, Elder Cardoso Ferreira