15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Diabetes mellitus de início na maturidade: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM) é uma endocrinopatia de alta prevalência classificada em diversos subtipos, dentre eles, o de início na maturidade (Maturity Onset Diabetes of the Young – MODY).

Objetivos

OBJETIVOS: O presente trabalho contém o relato de caso de um paciente portador de MODY, cujo objetivo consiste em suplementar a literatura médica atual sobre esse tipo raro de DM, fornecendo subsídios para diagnóstico e tratamento de casos semelhantes.

Caso

CASO: Paciente masculino, 34 anos, casado (não consanguíneo), encaminhado ao ambulatório de endocrinologia para avaliação de terapia antidiabética. Relata diagnóstico de DM aos 14 anos, com curso da doença há 20 anos. Inicialmente abordado com insulinoterapia, com a qual sofria de hipoglicemias frequentes. Procedeu-se à tentativa de substituição por Metformina 850 mg, que foi interrompida por intolerância gastrintestinal. Permaneceu sem tratamento por anos, e apresentou retinopatia proliferativa, realizando vitrectomia. Retomou acompanhamento após episódio de hiperglicemia sintomática (glicemia de 500 mg/dL), quando iniciou sulfonilureia, conduta mantida atualmente – 2 comprimidos por dia de Gliclazida de liberação prolongada 30 mg. Sem história familiar de doença autoimune. Mãe, tia e avó maternas com DM. Esposa hígida. Filho de 5 meses teve aos 3 meses diagnóstico de diabetes neonatal permanente, associado ao gene KCNJ11, conforme painel de endocrinopatias neonatais. Ao exame físico: altura 1,66 m, peso 68 kg, circunferência abdominal 84 cm. Aos exames de seguimento: glicemia 98 mg/dL e hemoglobina glicada 5,8%. Tendo em vista os dados clínicos referentes a idade do diagnóstico, controle do diabetes com sulfonilureia em monoterapia e filho com detecção de diabetes neonatal cujo gene de associação é atribuído a MODY, identificou-se compatibilidade do quadro do paciente com MODY.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES: Conclui-se que, apesar da baixa incidência de MODY, tal subtipo de DM requer um tratamento específico, o que ressalta a importância do diagnóstico precoce para a prevenção de eventos micro e macrovasculares decorrentes do diabetes.

Palavras-chave

Diabetes Mellitus de Início na Maturidade; Diabetes Mellitus Tipo 2; MODY.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Maria Clara Formolo Souza, Aline Branco Fornari Sousa