15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ENSINO DE PROPEDÊUTICA MÉDICA EM CENÁRIOS DE PRÁTICA DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA, COARI, AMAZONAS, BRASIL.

Fundamentação/Introdução

O ensino médico passa por alteração de uma abordagem teórica tradicional das universidades para a metodologia ativa, aperfeiçoando o aprendizado dos alunos durante o cenário prático. Nesse contexto, e levando – se em conta que o foco das escolas médicas em meio a Amazônia é suprir a falta de médicos nessa região, faz se necessário o contato entre os acadêmicos de medicina e as populações viventes nessas regiões, como ribeirinhos, indígenas e assentados rurais.

Objetivos

Relatar a experiência acadêmica ao realizar prática de propedêutica médica em comunidades ribeirinhas do município de Coari-AM.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo qualitativo experimental em que os procedimentos na área médica realizados pelos alunos, foram a anamnese e o exame físico, a hipótese diagnóstica e a conduta foram realizadas pelo professor, responsável pela iniciativa, e outros médicos que se voluntariaram. As comunidades atendidas foram, Tauana com 40 famílias e um total de 240 habitantes e a comunidade Esperança com 100 famílias e um total de 500 habitantes. O atendimento aconteceu em duas salas das Escolas da comunidade local, os alunos foram divididos em duplas e em cada sala atendiam quatro duplas.

Resultados

Os alunos foram levados a duas comunidades ribeirinhas do município de Coari-AM para realizarem atividade prática de propedêutica, o que promoveu uma forma distinta de aprendizagem. Foram realizados inúmeros atendimentos, sendo que na comunidade Tauana foram 118 e na comunidade Esperança foram realizados 140 atendimentos. Os principais achados nas duas comunidades foram lombalgias, provavelmente devido ao trabalho braçal realizado nas comunidades, micoses e outras dermatites além de verminoses.

Conclusões/Considerações finais

Os alunos entraram em contato direto com populações ribeirinhas, e puderam visualizar as dificuldades de acesso à saúde básica enfrentadas por povos que residem em comunidades mais afastadas. Desse modo, puderam desenvolver habilidades de comunicação aperfeiçoar suas técnicas de exame físico e anamnese, além de desenvolver atribuições não verbais socioculturais. Apesar de existirem cursos de medicina em meio a Amazônia, a maioria não prevê o contato dos estudantes com populações ribeirinhas, indígenas e assentados rurais em seu projeto político pedagógico, assim os alunos não entram em convívio formal com essas populações, e com essas iniciativas, é possível preencher essa lacuna.

Palavras-chave

Prática de propedêutica; Comunidades Ribeirinhas; Amazônia

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM - Amazonas - Brasil

Autores

Kaique Lopes Bacelar, Bruno Pinho Mineiro Gonçalves, Pedro José Leite de Almeida Mendonça, Hiago Leite da Silva