15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Lúpus Eritematoso Sistêmico e a alta atividade da doença no acometimento dos sintomas constitucionais: Relato de Caso

Introdução/Fundamentos

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença caracterizada por apresentar, comprometimento multissistêmico, efeito imunomediado, inflamatório e crônico. Como característica apresenta períodos de remissão e exacerbação, além de diversos fatores de risco como o próprio estrogênio que ativa os linfócitos B que ao se multiplicarem se diferenciam em plasmócitos produzindo imunoglobulinas que atuam na imunomediação da doença a partir do depósito de imunocomplexos

Objetivos

Trata-se de um relato de caso que tem por objetivo discorrer sobre o LES e a abertura do quadro com intensa atividade da doença em uma paciente jovem.

Caso

Paciente feminino, 24 anos, procedente do interior do maranhão, com história de câncer ósseo e hipertensão arterial na família. Refere início de quadro patológico com mialgia generalizada, porem de maior intensidade em membros inferiores, associada a diminuição da acuidade visual e vertigem. Após investigação em serviço médico foi diagnosticada com anemia. Após 3 meses referiu aparecimento de mancha hipercromicas em bochechas e lesões avermelhadas em testa e nariz, ao procurar ajuda, procedeu-se ao tratamento dermatológico tópico, porém sem eficácia. Oito meses após a última consulta evoluiu com perda ponderal de 23 kg em um período de 6 meses, buscou atendimento em São Luís – MA, sendo hospitalizada para investigação clínica apresentando derrame pleural, foram elencadas diversas hipóteses diagnósticas entre elas a Síndrome de Fitz Hugh. Exames laboratoriais revelaram consumo do sistema complemento (C3, C4 e CH50), e o teste de coombs direto foi positivo. Os marcadores anti-DNAd e FAN foram positivos, este último com títulos de 1:80 de padrão pontilhado grosso. A paciente foi diagnosticada com LES, iniciando terapêutica com prednisolona em doses imunossupressoras e seguimento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

Como descrito o LES é definido como uma doença inflamatória crônica, de caráter auto-imune acometendo múltiplos órgãos, considerada o protótipo das doenças por imunocomplexos. Os sintomas constitucionais como fadiga e perda ponderal são frequentemente descritos em pacientes com LES. Em tempo, supõe-se que por meio do mesmo mecanismo de ativação do complemento, os anticorpos fosfolípides poderiam desencadear uma inflamação, com posterior recrutamento de neutrófilos e liberação de fatores antiangiogênicos como tirosina quinase-1 e TNF- α, o que acarretaria a agudização da doença e o comprometimento multissistêmico.

Palavras-chave

Lúpus Eritematoso Sistêmico; Imunocomplexos; Perda ponderal; Consumptivo

Área

Clínica Médica

Autores

Chelsea Magalhães Tavares Silva, Francisco Airton Veras De Araújo Junior