15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Caso de Neuralgia do Pudendo causada por uso de arma em coldre

Introdução/Fundamentos


A neuralgia do pudendo (NP) é uma condição neuropática dolorosa crônica, que envolve os dermátomos do nervo pudendo, resultando em dor uni ou bilateral em região testículo e pênis em homens, na maioria dos casos refratária e progressiva ao longo do tempo. Como tratamento farmacológico, tem-se o uso de antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes, sendo considerada resistente a medicamentos após falha de ambos.

Objetivos


Das causas mecânicas para a NP relatadas na literatura, tem-se o espasmo muscular do assoalho pélvico, pressão dos ligamentos periféricos (sacroespinhoso e sacrotuberoso) ou tecido cicatricial devido a traumatismos ou cirurgias envolvendo o entorno. De acordo com nosso conhecimento, esse é o primeiro relato apresentado de neuralgia do pudendo causada por uso prolongado de arma no coldre, o que possivelmente promoveu inflamação e formação de tecido cicatricial e consequente NP, uma vez que foram afastadas as demais causas relatadas em literatura para NP.

Caso


A.C., 35 anos, sexo masculino, policial civil, casado, natural de Paranaguá-PR. Em fevereiro de 2013 iniciou com quadro álgico em região inguinal direita e em quadris, com irradiação para a face posterior da coxa direita e sínfise púbica. Paciente relata usar arma no coldre por períodos prolongados de tempo, durante todo período de trabalho (mais de 8 horas por dia) devido à profissão (policial). A dor relatada é do tipo em queimação, de leve intensidade que se tornou intensa após 2 meses do início, maior em região inguinal onde há contato com da arma com o corpo. Ao exame físico apresentou dor intensa à palpação em região do ligamento inguinal direito, em face anteromedial da coxa direita e fáscia lata e hiperreflexia patelar. Lasegue negativo bilateral, força muscular preservada, alodínia em membro inferior direito e manobra de Fabere positiva à direita. ausas reumatológicas e urológicas foram afastadas. Indicado teste anestésico, que promoveu alívio imediato. Em outubro iniciou uso de Cymbalta® 30 mg/dia, Lyrica® 225 mg/dia, Rivotril® 1mg/dia, Dimorf® 20 mg/dia e uso tópico pomada de amitriptilina 2%, lidocaína 5% e gabapentina 1%, além de encaminhamento para fisioterapia e psicoterapia. O tratamento foi otimizado pelos 10 meses seguintes. Paciente relatou que a melhora foi parcial, configurando resistência ao tratamento.

Conclusões/Considerações finais

Este é um relato inédito sobre NP com essa etiologia, o que indica necessária a discussão sobre prevenção de NP em profissionais que utilizam arma em coldre.

Palavras-chave

Neuralgia do pudendo, neurologia, saúde do trabalho

Área

Clínica Médica

Autores

Mariana Regina Rompkovski, Lais Kozminski, Luci Mara França Corrêa , Maria Beatriz Campos, Daniel Benzecry de Almeida