15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TUMOR FILODES: RELATO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA

Introdução/Fundamentos

Fundamentação/Introdução: De acordo com Perez et al. (2007), o Tumor Filodes (TF) é uma neoplasia mamária volumosa, multilobulada, indolor e definida. Segundo Garrido et al. (2017), os TF representam aproximadamente 0,3 a 1% de todos os tumores mamários. TF descritos histologicamente como malignos têm alto potencial de recorrência e metástase (ZHANG, KLEER, 2016). Sobre o tratamento, SOUZA et al. (2011) explicam que é cirúrgico e a extensão da cirurgia depende das características do tumor e mama afetada.

Objetivos

Objetivos: Relatar o caso de uma paciente atendida no Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD/EBSERH) nos anos de 2014 à 2017 e realizar uma revisão sistematizada na literatura.

Caso

Caso: Paciente identificada como J.S.B, 25 anos, feminina, branca, natural e procedente de Dourados-MS, em consulta no dia 09.09.2014, referiu nódulo em mama esquerda há 4 meses. Ao exame físico, notou-se nódulo de 4 cm localizado em quadrante superior medial de mama esquerda, de consistência fibroelástica, móvel e indolor. Paciente foi submetida à setorectomia e o exame histopatológico evidenciou TF benigno. Após 17 meses, retornou apresentando primeira recidiva e foi submetida à adenomastectomia com colocação de prótese mamária. O histopatológico evidenciou neoplasia fusocelular e a imunohistoquímica, TF maligno. Após 3 meses retornou apresentando segunda recidiva, foi submetida à setorectomia e o histopatológico se repetiu. No retorno pós-operatório apresentava terceira recidiva, sendo submetida à quadrantectomia. Em 17.01.2017 retornou apresentando quarta recidiva. Estava gestante e foi submetida à setorectomia. Na quinta , foi submetida à mastectomia. Na sexta , submetida à setorectomia. Foi necessário a cesária devido a ruptura prematura de membranas ovulares ,com idade gestacional de 35 semanas e 3 dias. Apresentou sétima recidiva e foi submetida à toracectomia anterior esquerda ,reconstrução de parede torácica ,além da colocação de tela de marlex e enxerto de pele. Após 20 dias da cirurgia, apresentou oitava recidiva. Foi transferida para o hospital de Barretos, evoluindo à óbito em 12.12.2017.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: Este caso demonstrou a importância e dificuldade em realizar diagnóstico e tratamento precoce. É importante o alerta sobre a elevada tendência à recidiva e a importância do acompanhamento clínico e psicológico para minimizar a perda de seguimento, posto que esse tumor é de crescimento rápido e com potencial para cirurgias invasivas.

Palavras-chave

Palavras-chave: 1. Tumor Filodes 2. Diagnóstico 3. Tratamento

Área

Clínica Médica

Autores

Mariana Amalia de Castro Soares Ribeiro Dias, Ana Carolina Fernandes Pereira, Letícia Dotti Gomes da Silva, Aline Oliveira de Andrade