15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose pulmonar grave associada a derrame pleural quiloso: Relato de caso

Introdução/Fundamentos

A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa, causada por microrganismo chamado Mycobacterium tuberculosis. Ainda considerada uma doença grave de saúde pública mundial, que atinge todas as faixas etárias; devido às suas complicações é correlacionada com alta morbimortalidade. Dentre seus achados clínicos, pode apresentar quilotórax, como uma complicação rara.

Objetivos

Este relato propõe-se a discutir caso de tuberculose pulmonar grave associado a derrame pleural quiloso, correlatando variantes e manejo clínico.

Caso

Paciente W.N.F.S., 18 anos, sexo feminino, portadora de doença renal crônica por rim único, em hemodiálise de manutenção. Procurou a emergência do nosso serviço, por apresentar quadro de febre e dispneia, com início há 25 dias da admissão. Em virtude de achados tomográficos que indicavam derrame pleural a esquerda, foi realizada toracocentese diagnóstica com análise do líquido pleural que evidenciou quilotórax. Diante de possíveis etiologias associadas ao quilotórax, foram iniciados tratamentos empíricos para pneumonia por Pneumocystis Jirovecii e infecção nosocomial de trato respiratório. A despeito de terapêutica, paciente evoluiu com piora clínica grave, apresentando parada cardiorrespiratória em assistolia, necessitando de internamento em Unidade de Terapia Intensiva. Diante de contexto clínico para elucidar diagnóstico, foram solicitados broncoscopia com lavado broncoalveolar, estudo de líquido cefalorraquidiano, mielograma, ecocardiograma transtorácico, sorologias para toxoplasmose, epstein barr vírus, HIV e citomegalovírus; Fator reumatóide, VDRL e FAN, todos sem alterações significativas, sendo afastadas etiologias. Realizado estudo tomográfico com achados que em nosso contexto epidemiológico associam-se a tuberculose pulmonar (TB). Frente à possibilidade de TB pulmonar, foi iniciada terapêutica com COXIP (rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol) e posterior esquema alternativo parenteral (amicacina, linezolida, estreptomicina e levofloxacino), com boa resposta mediante a gravidade de quadro clínico.

Conclusões/Considerações finais

Este relato evidencia a importância de suspeição clínica quanto ao diagnóstico de tuberculose pulmonar, diante do nosso contexto epidemiológico, em pacientes que apresentam quadros atípicos, como associados a presença de derrame pleural quiloso. Além de dar importância ao tratamento precoce, a fim de evitar evoluções graves e complicações.

Palavras-chave

Quilotórax; Tuberculose pulmonar;

Área

Clínica Médica

Autores

Bianca Sales Santos, Mateus Couto Feitosa, Priscila Rodrigues De Paula, Cynthia Martins Lacerda, Joyce Santana Nascimento, Poliana Silvestre Cordeiro