15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico de Mieloma Múltiplo em paciente com Tromboembolismo Pulmonar agudo.

Introdução/Fundamentos

A prevalência de tromboembolismo pulmonar (TEP) no ocidente perfaz 0,05%, de modo a provocar 85 mil mortes por ano no mundo. Segundo a tríade de Virchow, a estase venosa, a lesão endotelial e o estado de hipercoagubilidade prevalecem nos fatores de risco para TEP. A TC de tórax representa a principal investigação na sala de emergência para o TEP. O Mieloma Múltiplo (MM) é uma neoplasia maligna que corresponde a 10% dos tumores hematológicos, caracterizada pela proliferação clonal de plasmóctios e seus produtos. Assim como outra neoplasia, o MM aumento o risco de desenvolver eventos trombóticos. Em alguns casos, a frequência em desenvolver TEP chega à 10%.

Objetivos

Relatar caso de TEP agudo seguido de raciocínio clínico desafiador de Mieloma Múltiplo.

Caso

JDL, masculino, 58 anos, chega à emergência com queixa de dor ventilatório dependente, dispneia e tosse, inicialmente com hemoptise. Iniciou há 30 dias com episódios de febre, sudorese noturna, dor torácica e perda ponderal de 10kg em 30 dias. Realizou antibiótico-terapia para pneumonia, sem melhora. Tabagista 44 maço-ano, nega comorbidades. Exame físico sem particularidades. Como conduta, solicitou-se BAAR, pesquisa de BK em escarro, laboratório, sorologias e TC de tórax e abdome. Sorologias não reagentes. TC de tórax evidencia TEP agudo segmentar e subsegmentar; TC de abdome sem particularidades. Laboratório com inversão no hemograma, linfocitose e predomínio de lifócitos; proteínas totais com pico de globulinas. Eletroforese de proteínas séricas revelou pico monoclonal IgM kappa. Desfecho: TEP agudo e Mieloma Múltiplo.

Conclusões/Considerações finais

Há relação estabelecida entre Mieloma Múltiplo e episódios trombócitos, dentre eles o TEP. Logo se faz importante o conhecimento do raciocínio diagnóstico pelo Clínico para aventar a hipótese de MM frente à um quadro de TEP. Assim, o relato mostra-se importante devido a prevalência de até 5% nos óbitos de TEP agudo, de maneira a se estabelecer o diagnóstico e terapêutica final.

Palavras-chave

Tromboembolismo Pulmonar agudo, Mieloma Múltiplo.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Regional de São José - Santa Catarina - Brasil, Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

André Luiz Pereira Martins, Hugo Leonardi Baldisserotto, Paula Medina Poeta Fermino, Gustavo de Araujo Pinto