15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico de Demência Semântica tendo como suspeita inicial conversas via aplicativo de mensagens: Um relato de Caso

Introdução/Fundamentos

A Demência Semântica é uma condição rara associada ao declínio cognitivo com alterações importantes e de prognóstico reservado. Considerada um tipo de demência frontotemporal, é caracterizada por prejuízos importantes na compreensão de palavras e na nomeação, bem como no reconhecimento de objetos visuais, em paciente que apresenta redução progressiva da produção verbal.

Objetivos

Relatar um caso de Demência Semântica em paciente com queda da fluência escrita identificada por aplicativo de mensagens de dispositivo móvel.

Caso

Paciente M.S.O., 67 anos, sexo feminino, previamente hígida, natural de Itaperuna-RJ mas residente na cidade do Rio de Janeiro, permanecendo em contato com seus familiares por aplicativo de mensagens e com visitas esporádicas semestralmente em sua cidade natal. Não apresentou quaisquer relatos de queixa principal, porém, durante suas conversas pela internet nesses aplicativos, foi percebido pelos familiares que a mesma passou a escrever palavras com erros de ortografia que antes não apresentava apesar de possuir ensino médio completo. Devido ao histórico de mensagens, ficou evidente que a paciente mudara completamente a sua forma de escrever, tendo evoluído rapidamente para frases que não faziam qualquer sentido fazendo com que a interpretação das mesmas fosse por vezes impossível por parte de seus familiares. Quando a paciente fazia ligações ou visitava estes familiares a sua deficiência não ficava evidente mas era notado alteração no seu comportamento, apresentando alteração no humor e em algumas vezes se referindo a sobrinha como “aquela menina”. Foi á consulta médica onde houve a suspeita clínica de se tratar de demência de Alzheimer devido a sua história familiar positiva para sua mãe para este tipo de demência. Mini exame do estado mental a qual pontuou 28. Ressonância nuclear magnética de crânio evidenciou atrofia bitemporal mais proeminente a esquerda sendo aventada a hipótese, juntamente com os dados previamente coletados de demência semântica. A paciente iniciou o tratamento com donepezila 10mg 1 vez ao dia e mantém acompanhamento mas com piora progressiva dos sintomas.

Conclusões/Considerações finais

Por ser um tipo de demência sem tratamento específico e com um prognóstico pior que a demência de Alzheimer, é imperativo que o diagnóstico precoce seja dado além de que os sinais sugestivos para este tipo de condição não sejam negligenciados em um paciente que apresenta alteração no comportamento inclusive com relação a linguagem e escrita.

Palavras-chave

Demência frontotemporal, demência de Alzheimer, demência semântica, déficit cognitivo, aplicativo de mensagens

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital São José do Avaí - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Iguaçu - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Aliciane Rosa Soares Rodrigues, Nikyallan Soares Rodrigues, Nicole Mancen Freire, Rubem Rosa Neto, Luiz Alberto Furtado Anderson, Janete Soares Martins