15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Insuficiência Renal Crônica e Lupus Eritematoso Sistêmico em paciente testemunha de Jeová - Um relato de caso

Introdução/Fundamentos

Grande parte dos pacientes acometidos com LES é candidato a transplante renal. Apesar da nefrite lúpica não ser um empecilho para o transplante, esta condição requer uma preparação no pré e pós transplante.
Dentre o que precisam de cuidado estão pacientes em uso de imunossupressores em grande quantidade e tempo prolongado, pacientes com a presença de anticorpos antifosfolipídeos e com doença grave.

Objetivos

Elucidar o manejo da doença pós transplante, demonstrando os efeitos colaterais do tratamento de segunda linha.
Apresentar um relato de caso exemplificando o manejo de anemia crônica em paciente renal crônico testemunha de Jeová pós transplante renal.

Caso

Paciente venezuelana, lúpica há 13 anos, hipertensa, transplantada renal à direita há 11 anos, em uso de Azatioprina, Prednisona e Everolimos deu entrada no hospital geral com quadro de edema progressivo há 1 mês iniciado em pés e evoluindo para pernas e coxas, MMSS e face, associado a astenia e piora da função renal. Relata que o surgimento dos sintomas coincidiu com a troca do tratamento imunossupressor devido à crise do sistema de saúde venezuelano. Foi internada e aos exames laboratoriais, evidenciado anemia importante com necessidade de hemotransfusão sendo a mesma recusada devido à opção religiosa da paciente, optando-se assim por manejo com reposição de ferro e eritropoietina associado a reintrodução de terapia de primeira linha: Rapamude e Micofenolato Sódico. Realizado ainda reposição de vitaminas, ácido fólico e bicarbonato de sódio com posterior melhora do quadro. Atualmente encontra-se comunicativa, colaborativa e ativa no leito, lúcida e orientada em tempo e espaço, afebril ao toque, anictérica, acianótica, eupnêica em ar ambiente, sem queixas.

Conclusões/Considerações finais

Nota-se a dificuldade em manejar adequadamente pacientes testemunhas de jeová que necessitam de hemotransfusões e/ou derivados, tendo em vista as complicações éticas associadas. Somado a isso, observa-se que no caso exposto as alterações clínicas coincidiram com os efeitos colaterais relatados ao uso de tratamento de segunda linha com posterior melhora após mudança medicamentosa.
Conclui-se assim a necessidade de buscar alternativas para o tratamento tanto da anemia pós transplante quanto à escolha de fármacos imunossupressores, principalmente em situações adversas como o respeito à religiosidade do paciente e eventuais crises socioeconômicas que influenciem no sistema de saúde do país.

Palavras-chave

Lupus Eritematoso Sistêmico
Insuficiência Renal Crônica
Testemunha de Jeová

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - Roraima - Brasil

Autores

Valentina Ryan de Almeida Lima, Patrícia Varotto Wanderley, Washington Luiz Aquino de Souza Júnior, Aline Fioravante Altoé Marques