15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Leucemia Linfóide Aguda da Infância: um estudo de causas

Fundamentação/Introdução

A Leucemia Linfóide Aguda (LLA) caracteriza-se pelo crescimento excessivo das células progenitoras da medula óssea. A leucemia representa o tipo de câncer mais frequente na infância. Várias anormalidades cromossômicas estão associadas às leucemias agudas.

Objetivos

Tendo como objetivo, produzir academicamente sobre o tema na tentativa de expandir o conhecimento cientifico da comunidade de saúde e da população leiga em geral, compilando dados atuais sobre o tema, por meio de uma revisão bibliográfica em varias bases de dados, como Scielo, MedLine, PubMed, assim como teóricos e livros de referencia na área.

Delineamento e Métodos

No que tange a metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica e uma coleta de dados de caráter observacional, descritiva e transversal dos dados disponíveis no DATASUS- Produção Hospitalar do SUS.

Resultados

A participação de alguns fatores ambientais (exposição pré ou pós-natal) nos estudos das causas da leucemia da infância não se encontra totalmente esclarecida. Dentre os fatores ambientais possivelmente associados encontram-se agentes físicos (radiação ionizante), químicos (uso materno de Canabbis, exposição parental a pesticidas e derivados de benzeno) e biológicos (vírus Epstein Barr e HTLV-I). Essas imunodeficiências, primárias ou adquiridas, estão envolvidas no aparecimento de alguns casos da doença. Além das síndromes supracitadas Síndrome de Bloom, anemia de Fanconi, Ataxia Telangectasia e Síndrome de Klinefelter.

Conclusões/Considerações finais

Em conclusão, o presente estudo demonstrou que a LLA, é uma patologia que ocorre, principalmente, na infância, sendo uma doença tratável, com bases patológicas diversas sendo a prevenção uma das melhores formas de tratamento, contudo, houve muitos avanços no tratamento quimioterápico. De certo que, as mutações genéticas estão fortemente ligadas ao surgimento da LLA. Assim como, a exposição a agentes mutagênicos estão correlacionados ao surgimento da LLA.

Palavras-chave

Leucemia Linfóide Aguda, infância, DATA-SUS, malformações

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital São José do Avaí - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Iguaçu - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Nikyallan Soares Rodrigues, Aliciane Rosa Soares Rodrigues, Laura Lutterbach Dalbuone Pinheiro , Paulo Jonas Boechat da Silveira Júnior , Victoria Aragão Carestiato , Isadora Aragão Carestiato