15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

FEBRE TIFOIDE: RELATO DE CASO EM UM HOSPITAL DE SÃO LUIS – MA.

Introdução/Fundamentos

A febre tifoide é uma infecção sistêmica aguda, que está associada a condições insuficientes de saneamento básico. A transmissão é fecal-oral e o agente etiológico é a Salmonella typhi. A faixa etária mais acometida é entre 15 e 45 anos de idade. Os sintomas são febre alta, mal-estar geral, inapetência, cefaleia, esplenomegalia, constipação intestinal ou diarreia e exantema. O diagnóstico é baseado na identificação do agente etiológico. Para o tratamento, a primeira escolha é o cloranfenicol.

Objetivos

Estudo da febre tifoide em sua forma atípica

Caso

Paciente sexo feminino, 28 anos, parda, estudante, solteira, natural de São Luís –MA. Relata início de quadro com cefaleia, mal estar, febre e alteração de trânsito intestinal. Ao exame apresenta-se ictérica (3+/4+), palidez cutâneo-mucosa (3+/4+), desidratada (+/4+), desconforto à palpação de abdome superior. Exames laboratoriais admissionais coletados durante internação evidenciaram o diagnóstico sindrômico de Insuficiência Hepática (IH), seguiu-se investigação etiológica, levantando-se as hipóteses de hepatites virais, malária, leptospirose, febre tifoide e febre amarela. A paciente relatou viagem para o interior do Pará há cerca de quinze dias antes do início do quadro. As sorologias para vírus A, B, C e HIV foram negativas, exame da gota espessa para malária negativo, sorologias para leptospirose e febre amarela negativas, hemocultura em 2 amostras evidenciou Salmonella Typhi. Instaurado o tratamento com Ceftriaxone por 10 dias, obtendo melhora clínica e laboratorial em boas condições de alta.

Conclusões/Considerações finais

A febre tifoide é causa incomum de insuficiência hepática, porém por apresentar proliferação em meio alcalino, tal como bile e fígado, deve ser considerada como hipótese diagnóstica em pacientes com queixas de icterícia e quadro laboratorial de injuria hepatocelular.

Palavras-chave

Febre tifoide. Salmonella. Diagnóstico.

Área

Clínica Médica

Autores

FRANCISCO AIRTON VERAS JUNIOR, CAMILLA MARIANA MOREIRA CHAGAS AQUINO MARTINS