15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE DE MICROBIOTA FECAL PARA TRATAR INFECÇÕES RECORRENTES CAUSADAS PELA CLOSTRIDIUM DIFFICILE – REVISÃO DE LITERATURA

Fundamentação/Introdução

Clostridium difficile (C. difficile) é uma bactéria que forma toxinas e está presente no trato gastrointestinal de humanos. Sua transmissão ocorre pela via fecal-oral e o principal fator de risco para propiciar uma infecção é o uso prolongado de antibióticos e toxinas resistentes ao uso deles. O quadro clínico da infecção é variado, sendo uma das infecções nosocomiais mais prejudiciais à saúde. O transplante de microbiota fecal (TMF) vem se mostrando como uma medida eficaz para resolução dos sintomas em casos de infecções recorrentes causadas pela C. difficile. Há a transferência de fezes de um doador saudável para um receptor que tenha um sistema colônico alterado por uma doença, restaurando a população normal de bactérias. O TMF será útil para pacientes que possuem pelo menos três episódios de infecções recorrentes e não responsivos às terapias antibióticas atuais.

Objetivos

Revisar retrospectivamente sobre a bactéria C. difficile, os fatores de riscos e quadros clínicos associados à infecção causada por ela, além da sua importância ao profissional da saúde. Revisar historicamente sobre o TMF e os seus benefícios para o tratamento de doenças do trato gastrointestinal. Relatar sobre este atual método e a sua utilização para o tratamento das infecções recorrentes causadas pela C. difficile.

Delineamento e Métodos

Revisão retrospectiva de literatura através da plataforma digital PubMed. Foram incluídos trabalhos que contivessem os termos “clostridium difficile”, “clostridium difficile infection” e “fecal microbiota transplantation”. Eventualmente, a pesquisa abordou os termos de forma conjunta pelo uso de algoritmos de busca.

Resultados

O TMF, apesar de ser uma técnica nova, vem se mostrando como uma medida eficaz para a resolução dos sintomas em casos de infecções recorrentes causadas pela C. difficile.

Conclusões/Considerações finais

O TMF mostra-se muito interessante e útil para o tratamento de várias patologias do trato gastrointestinal. A infecção causada pela bactéria C. difficile está cada vez mais presente no meio hospitalar devido a maiores internações, sendo imensamente necessário o cuidadoso uso racional de antibióticos. Se recorrente, a infecção pela bactéria causa sintomas que são passíveis de ser curados pelo TMF, sendo este método, além de promissor, fator que merece ser estudado cada vez mais, a fim de tornar sua aplicabilidade acessível a todos serviços e áreas da saúde que necessitarem de seu uso.

Palavras-chave

clostridium difficile, clostridium difficile infection e fecal microbiota transplantation.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Luterana do Brasil - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Maria Eduarda Lemes da Silva, Antonio Carlos Weston, Matheus Volpi de Araújo, Paulo Henrique Silva, Victória Satiagraha Weirich Soriano