15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SARCOMA DE KAPOSI RECIDIVANTE EM PACIENTE HIV NEGATIVO: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

O sarcoma de Kaposi é um tumor de origem mesenquimal de baixo grau de malignidade que cresce nas paredes de vasos sanguíneos e linfáticos, estando relacionado ao herpes-vírus humano tipo 8. Existem quatro variantes clínico-epidemiológicas: clássica (que predomina nas extremidades inferiores de homens idosos); endêmica (em africanos jovens, podendo invadir localmente e/ou vísceras); iatrogênica (relacionada à terapia com imunossupressores); e associada ao HIV (epidêmica).

Objetivos

Relatar um caso de Sarcoma de Kaposi do subtipo clássico, demonstrando a importância do diagnóstico em um indivíduo HIV negativo e seu acompanhamento, devido às recidivas das lesões.

Caso

Paciente do sexo masculino de 90 anos, procurou o ambulatório de dermatologia apresentando lesões tumorais hipercrômicas nas regiões plantar esquerda e lateral do pé direito há cerca de 1 mês, assintomáticas. Não foram evidenciados no momento do exame linfonodos palpáveis ou outras lesões na pele ou mucosas. História patológica pregressa: hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e dislipidemia. Solicitada biópsia que confirmou, juntamente com a imuno-histoquimica, o diagnóstico de Sarcoma de Kaposi. Solicitada então a sorologia para HIV 1 e 2 com resultado negativo. Iniciado tratamento com 10 sessões de radioterapia e posteriormente complementadas com crioterapia. Alguns meses após a melhora completa do quadro houve o surgimento de novas lesões nas mesmas regiões, além de lesão de mesmo aspecto em tornozelo direito. Solicitado nova biópsia desta última lesão, sendo também compatível com Sarcoma de Kaposi. Em conjunto com o paciente e familiares, optou-se pelo tratamento conservador, sendo reiniciado sessões de crioterapia com boa resposta clínica e controle da doença. Após 4 anos de acompanhamento, o paciente ainda mantém bom controle clínico.

Conclusões/Considerações finais

O presente trabalho chama a atenção para a forma clássica do Sarcoma de Kaposi não relacionado ao HIV, sendo necessário estar atento à clínica das lesões, para um diagnóstico mais preciso e terapêutica adequada. O tratamento conservador com a crioterapia é relatado com boa resposta clínica.

Palavras-chave

Sarcoma de Kaposi; Neoplasia; Herpesvirus humano 8; patologia clínica; HIV.

Área

Clínica Médica

Autores

Caio de Azevedo Pessanha, Lígia de Lima e Silva, Leonel Raposo Motta, Juliana Barroso de Menezes Miotto, Ana Luiza Tavares Menezes, Ana Paula Moura de Almeida