15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

LÍQUEN PLANO EROSIVO EM PÊNIS: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

O líquen plano (LP) é uma doença inflamatória caracterizada por lesões papulosas que podem comprometer a pele, anexos e mucosas. O tipo mais comum de apresentação do LP é o oral, sendo mais raros os casos genitais.

Objetivos

O caso em questão traz o achado de líquen plano erosivo em pênis, que não apresentou a lesão na forma anular, havendo, portanto, uma apresentação rara para a região peniana.

Caso

Paciente de 73 anos, sexo masculino, portador de arritmia e história de tireoidectomia há 28 anos, em uso contínuo de varfarina, espironolactona, furosemida, alprazolan e levotiroxina, queixando-se de “manchas no pênis”. Relatava história de HPV em pênis há 4 anos, havendo melhora após tratamento com crioterapia, havendo remissão das lesões. Há 2 anos, houve o surgimento de pápulas esbranquiçadas de aspecto reticular na glande e corpo do pênis, que evoluíram com prurido local há 1 ano. Encontrava-se em uso de cetoconazol 20mg/g e dipropionato de betametasona 0,5mg/g creme, prescrito anteriormente por médico consultado pelo paciente, sem melhora. Foram solicitadas sorologias para sífilis, HIV, hepatite B e C, todas com resultados negativos. Realizou-se biópsia incisional, cujo laudo histopatológico trouxe hiperparaceratose, focos de hipergranulose, vacuolização de células basais com formação de fenda na junção dermoepidérmica, frequentes queratinócitos em apoptose, derme superficial exibindo infiltrado linfoplasmocitário mononuclear “em faixa” com melanófagos contendo pigmento castanho de permeio. Dessa forma, os aspectos histopatológicos foram condizentes com a impressão clínica de líquen plano erosivo. Foi prescrito ao paciente tacrolimo 0,1% pomada, havendo melhora importante após 2 meses de tratamento.

Conclusões/Considerações finais

No pênis, o LP apresenta-se como pápulas brancas de padrão reticular ou, mais comumente, em arranjo anular. A histopatologia do líquen plano erosivo (LPE) traz um infiltrado linfocítico “em faixa” na derme-epiderme. Dessa forma, a clínica e a histopatologia corroboram para o diagnóstico de LPE, na sua forma menos comum, de padrão reticular. O tratamento de primeira linha é realizado através do uso de corticoide tópico, contudo, um inibidor da calcineurina obteve boa resposta.

Palavras-chave

Líquen Plano; Pênis; Tacrolimo

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina de Campos - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Ana Luiza Tavares Menezes, Gabriel Fernandes Maciel da Silva, Gabriela Araujo Pessanha, Caio de Azevedo Pessanha, Larissa Longui Dias, Edilbert Pellegrini Nahn Jr