15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Psicose induzida por hipovitaminose de Cianocobalamina em paciente com síndrome depressiva: um relato de caso.

Introdução/Fundamentos

Vários estudos de caso-controle, desde 1960, têm mostrado prevalências elevadas de deficiência de vitamina B12 na síndrome depressiva. A deficiência de vitamina B12 é mais presente em indivíduos com síndromes depressivas graves, fazendo parte destes quadros clínicos sintomas que não são comuns aos quadros moderados, como delírios e alucinações, ocasionando a depressão psicótica.

Objetivos

Relatar caso clínico de paciente com síndrome depressiva que evoluiu com sintomas psicóticos refratários ao tratamento com antipsicóticos, mas responsivo à reposição vitamínica.

Caso

Paciente, sexo feminino, 51 anos, deu entrada no hospital por quadro de agitação psicomotora e agressividade. À evolução, foi visto que ela já havia internamento prévio por agravamento de síndrome depressiva, a qual já tem há 3 anos, com piora progressiva há 7 meses. Relatava-se episódios de irritabilidade, tristeza e alucinações. Negava vontade de realizar atividades habituais e sentia-se sobrecarregada, afirmando que sentia vontade de morrer, porém não teve ideação ou planejamento suicida. Episódios de intensa agressividade. Além disso, paciente afirmava que ia morrer de câncer, pois havia se “contaminado” com os objetos de seu pai, falecido por câncer. Foram prescritos Amitriptilina, Haloperidol e Ácido Valpróico (história de epilepsia). Paciente evoluiu clínica e psiquiatricamente estável, mas, no 4º dia, piorou, ficando agressiva, agitada e com alucinações visuais e auditivas. Afirmava que ia ser presa por assassinato, e que o computador do setor era quem conversava com ela dizendo tais informações. Trocou-se Haloperidol por Risperidona. Exames laboratoriais sem alterações. Paciente evoluiu bem da síndrome psicótica, mas logo descompensou e voltou a ficar chorosa e agressiva. Foi feita dosagem de vitamina B12 = 77pg/ml (VR: 200-900). Iniciou-se reposição vitamínica. Paciente continuou com sintomas psicóticos por dois dias e depois evoluiu bem, negando qualquer tipo de alucinação. Sorridente e com planejamentos futuros.

Conclusões/Considerações finais

Destaca-se a importância de medida ( correção) de hipovitaminoses na investigação clínica e psiquiátrica de pacientes com síndromes depressivas graves associadas a quadros psicóticos. Tal medida é de grande valia, portanto, na avaliação clínica inicial de pacientes com quadros semelhantes, guiando, assim, a hipótese diagnóstica e melhorando a evolução dos pacientes.

Palavras-chave

Psicose; Vitamina B12;

Área

Clínica Médica

Autores

FRANCISCO DANILO BEZERRA MACEDO JÚNIOR, ANA LUISA BARBOSA PORDEUS, TATIELLE MARIA GONÇALVES NASCIMENTO, Emmanuelle Coelho Noronha