15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELAÇÃO ENTRE O USO DE METFORMINA E A DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2

Fundamentação/Introdução

Introdução: o Diabetes Mellitus (DM) está dentre as doenças crônicas mais prevalentes na população mundial, sendo o Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) o de maior prevalência. O tratamento, além de mudanças no estilo de vida, envolve o início precoce da administração de Metformina, corroborada como droga de 1ª linha. Quanto aos efeitos colaterais dessa droga temos principalmente os distúrbios gastrointestinais e a deficiência de vitamina B12. A deficiência de B12 é especialmente relevante por conta de suas manifestações clínicas, tais como disfunções neuro-cognitivas.

Objetivos

Objetivo: verificar a prevalência de deficiência de vitamina B12 em pacientes com DM2 tratados com Metformina e acompanhados no ambulatório de Endocrinologia de um Hospital Universitário de Curitiba (Paraná, Brasil).

Delineamento e Métodos

Métodos: foram avaliados 90 pacientes com DM2 em uso de Metformina por mais de 1 ano. As variáveis analisadas foram: níveis séricos de B12, idade, sexo, índice de massa corporal (IMC), presença de outras comorbidades, dose total diária da Metformina, tempo de uso da Metformina, volume corpuscular médio (VCM), glicemia de jejum (GJ), hemoglobina glicada (HbA1c) e presença de sintomas de deficiência de B12. Para a comparação dos grupos definidos pela deficiência de B12 (normal ou alterado), em relação a variáveis quantitativas, foi usado o teste t de Student para amostras independentes. A condição de normalidade das variáveis foi avaliada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. Para a análise de variáveis categóricas foi usado o teste exato de Fisher.

Resultados

Resultados: dos 90 pacientes avaliados, a dosagem de vitamina B12 esteve diminuída em 8 pacientes (8,9%). Não houve associação significativa entre as variáveis referentes ao uso da Metformina (tempo de uso e dose total diária) e o valor da vitamina B12. As demais variáveis, tanto quantitativas como qualitativas, também não mostraram significância estatística. Além disso, todos os pacientes com queixas relativas à deficiência de B12 não apresentavam valores diminuídos desta vitamina.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: o estudo demonstrou não existir uma relação entre o uso da Metformina e a deficiência de vitamina B12 nos portadores de DM2 avaliados. Demonstrou, também, não existir uma relação entre o déficit de B12 e as demais variáveis. Além disso, o estudo propõe a utilização de testes mais sensíveis de detecção da deficiência de B12 em serviços públicos de saúde, beneficiando principalmente pacientes sintomáticos e sem confirmação laboratorial da falta da vitamina.

Palavras-chave

Diabetes Mellitus. Metformina. Vitamina B 12.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Cajuru - Paraná - Brasil

Autores

Carolina de Oliveira Montenegro, Salma Ali El Chab Parolin