15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE RADIOGRÁFICA DE LUXAÇÕES DE OSSOS DO CARPO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O ÍNDICE DE LUXAÇÕES PERILUNARES NO ATENDIMENTO PRIMÁRIO AO TRAUMA.

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A luxação perilunar é o evento em que o rádio distal e osso semilunar mantêm o alinhamento, enquanto o restante dos ossos do carpo estão sendo deslocados dorsalmente, sendo lesões graves e incomuns da anatomia carpal, que envolvem ruptura ligamentar aguda com caráter de intervenção emergencial. Este trauma acomete tipicamente jovens adultos, por traumas de alta energia com hiperextensão em desvio ulnar do punho, como queda de altura, acidente automobilístico, esportivo e trauma direto e acometem cerca de 10% das lesões do carpo registradas sendo que 25% dos casos passam despercebidos nos atendimentos iniciais.

Objetivos

Objetivos: O objetivo desse estudo é comprovar, por meio de revisão bibliográfica, uma conduta a ser seguida por médicos do atendimento primário, para identificar luxações dos ossos do carpo, de maneira a otimizar o tratamento dessas lesões. Dessa forma, conhecer e interpretar radiografias de mão e punho de forma a reconhecer as principais diferenças entre uma radiografia normal e a patológica

Delineamento e Métodos

MATERIAL E MÉTODO: metodologia do trabalho será baseada na análise bibliográfica retrospectiva de artigos científicos sobre o tema, com auxílio de livros e os bancos de dados digitais PubMed e Medline, a partir de literaturas publicadas posteriores ao ano de 1999, que analisam a epidemiologia, mecanismo do trauma, critérios diagnósticos clínicos e radiográficos, para diagnóstico e métodos de tratamento das luxações perilunares associadas ou não a fraturas.

Resultados

Resultados: Conforme os achados bibliográficos, por sua raridade e elevada complexidade, é indicada a investigação minuciosa com exame físico e radiografia de mão. É necessário para tal, o conhecimento detalhado da anatomia carpal e das alterações radiográficas relacionadas a patologia em questão. Em casos de suspeita de luxação, semilunar desalinhado com o eixo do radio; semilunar articulado com o rádio, porém fletido e perda de congruência articular entre o capitato e o semilunar são alguns achados radiológicos importantes no diagnóstico da patologia.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: O conhecimento da anatomia, da clínica e das radiografias diante destas lesões graves e raras, leva os médicos responsáveis a suspeitar e identificar rapidamente as luxações perilunares, diminuindo a negligência e, dessa forma, o índice de sub-diagnóstico destas lesões, além de proporcionar o tratamento precoce adequado.

Palavras-chave

Perilunate dislocation, carpal dislocations, fracture dislocation.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Pequeno Príncipe - Paraná - Brasil, Pontifóicia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Cainã Matucheski, Fabiana de Souza Bebber, Giana Giostri