15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DAS UNHAS AMARELAS ASSOCIADA A PROVÁVEL TUMOR DE KRUKENBERG

Introdução/Fundamentos

A síndrome das unhas amarelas (SUA) é uma condição rara caracterizada por derrame pleural ou bronquiectasias, linfedema e unhas amareladas, tendo incidência de cerca de 1:1000000 habitantes ao ano. Com fisiopatologia desconhecida e relatos de casos evidenciando tangencialidade da mesma com afecções neoplásicas, linfáticas, autoimunes e fatores hereditários, a correlação entre esses achados requer alto grau de suspeição pela diversidade de patologias que podem acompanhar essa síndrome.

Objetivos

Descrever um caso de SUA associada a provável tumor de Krukenberg.

Caso

Relato de caso de paciente feminina, com 46 anos, que iniciou há 15 dias com dor abdominal difusa, progressiva, associada à distensão abdominal, plenitude pós-prandial e saciedade precoce. Apresentava unhas amareladas há 2 meses, além de perda ponderal referida e dispneia progressiva. Ao exame físico, diminuição do murmúrio vesicular e macicez na base de ambos hemitórax. Adenomegalias supraclavicular e axilar esquerdas, de 1,0 x 0,8 e 1,5 x 1,0 centímetros, respectivamente, móveis, indolores e levemente endurecidas. No abdome, macicez móvel e semicírculo de Skoda presentes, além de massa palpável em fossa ilíaca esquerda, endurecida, irregular e dolorosa, com cerca de 4,0 x 3,0 centímetros. Evoluiu com edema assimétrico de membros inferiores (3+/4+) de apresentação súbita e com resolução espontânea. Realizou um ciclo quimioterápico com melhora clínica transitória, seguida de internação por desconforto respiratório, derrame pleural bilateral e ascite de repetição. Intercalou períodos com e sem edema, sendo que a intensidade da coloração ungueal seguiu a progressão do quadro clínico. Evoluiu para insuficiência respiratória e óbito. Ultrassonografia transvaginal com ovários de dimensões aumentadas, nodulações sólidas, heterogêneas e de paredes irregulares. Tomografia de tórax com redução volumétrica dos pulmões, derrame pleural bilateral e bandas atelectásicas, bilateralmente. Endoscopia digestiva alta, com biopsia gástrica, evidenciou infiltração por adenocarcinoma pouco diferenciado com células em anel de sinete ao exame anatomopatológico. Imunohistoquímica com Citoqueratina POOL positivo em células neoplásicas. Não foi realizada biópsia nos ovários.

Conclusões/Considerações finais

A diversidade de patologias que podem cursar com a SUA tornam o diagnóstico da doença de base um desafio na prática clínica.

Palavras-chave

"síndrome das unhas amarelas", "unhas amarelas", "linfedema e unhas amarelas", "tumor de Krukenberg", "adenocarcinoma de células em anel de sinete".

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Guilherme Sanchez Correa, Giulia Mazzuco Dallabrida, Ana Maria Nunes de Faria Stamm