15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: SÍNDROME DE MAURIAC

Introdução/Fundamentos

Diabetes Mellitus tipo 1 pode cursar com uma síndrome de difícil controle glicêmico, hepatomegalia e retardo do crescimento, sendo este tipo de apresentação apelidada como Síndrome de Mauriac.

Objetivos

Explanar por meio de um caso clínico uma forma de apresentação rara de uma doença com prevalência cada vez maior na população brasileira.

Caso

L.M.O, 13 anos, natural e residente de Itaperuna-RJ, estudante. Paciente portadora de Diabetes Mellitus Tipo 1, deu entrada na emergência, com quadro de hiperglicemia refratária ao tratamento com insulinoterapia, complicando clinicamente com náusea, vômitos, taquipnéia, sendo diagnosticada com cetoacidose diabética. Apresentava ao exame físico hipodesenvolvimento em relação ao esperado para sua idade e fígado palpável a 5 centímetros da reborda costal. Após tratamento da cetoacidose diabética, foram realizados exames laboratoriais, mostrando transaminases tocadas, marcadores de hepatite negativos, além de ultrassonografia abdominal, indicando hepatomegalia. Ao intensificar o controle glicêmico, contando com insulinoterapia e dieta, observou-se melhora da evolução clínica da paciente.

Conclusões/Considerações finais

o caso em questão evidencia a importância da Habilidade Clínica perante as diversas formas de apresentação das doenças de alta prevalência em nossa população, facilitando diagnóstico, prevenindo e tratando as complicações possíveis.

Palavras-chave

Prevalência, Diabetes Mellitus, Síndrome de Mauriac, Habilidade Clínica

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital São José do Avaí - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Iguaçu - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Nikyallan Soares Rodrigues, Aliciane Rosa Soares Rodrigues, Laís Souza Veiga, Paula Bastos Freire da Motta, Taís Sepúlveda da Cruz, Samara da Silva Saraiva