15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Papel da órtese traqueal no tratamento de fístula traqueoesofágica

Introdução/Fundamentos

Fístula traqueoesofágica (TEF) é uma comunicação patológica que atinge a porção entre o esôfago e a traqueia, pode surgir espontaneamente em decorrência de um tumor ou após procedimentos cirúrgicos, quimioterapia, radioterapia ou necrose devido a implantação de stent. Os sinais clínicos incluem tosse, intensa disfagia, pneumonia e bronquite purulenta; 5 a 15% dos pacientes apresentam TEF devido a malignidade esofágica e 1% devido ao carcinoma broncogênico.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente de 62 anos de idade, diagnosticada com fístula traqueoesofágica associada a câncer de esôfago, tratada com implante de órtese traqueal.

Caso

M.A, feminino, 62 anos, tabagista há 50 anos, ex-etilista, diagnóstico de câncer esofágico há 6 meses. Paciente chega à emergência apresentando tosse e disfagia à alimentos líquidos e pastosos associada à dor em região cervical anterior. Pelo diagnóstico prévio, realiza-se tomografia com contraste sugerindo fístula traqueoesofágica distal, confirmada por broncoscopia. Devido a doença avançada e mau estado geral da paciente, foi optado pela colocação da órtese traqueal em Y por broncoscopia rígida, sem intercorrências. No segmento: Primeiro dia de pós-operatório, a paciente não apresentava mais sensação de engasgo ou tosse, melhora do escarro e nega dispneia. No segmentos de algumas semanas a paciente permanece assintomática do ponto de vista respiratório e segue com tratamento oncológico preconizado.

Conclusões/Considerações finais

A intervenção cirúrgica com implante de órtese traqueal é uma alternativa segura e eficiente em pacientes que necessitam de correção cirúrgica. Demonstra-se o tratamento de primeira escolha em casos fístulas traqueoesofágicas, pois, melhora a qualidade de vida do paciente relacionada à saúde, reduz a dor e assegura menor chance de infecções e outras patologias.

Palavras-chave

Fístula traqueoesofágica; órtese traqueal; oncologia.

Área

Clínica Médica

Autores

Eduardo Zanatta Trombetta, Vítor Bonatti Neves, Natália Farenzena, Rafael Panosso Cadore