15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Gossipiboma após cesariana: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

Fundamentação/Introdução: Gossipiboma é o termo utilizado para descrever a presença de uma massa. Geralmente essa tem como matriz o algodão, rodeado de reação inflamatória e, sua incidência estimada é de 0,15% a 0,2%.

Objetivos

Objetivo: Descrever um caso de Gossipiboma numa paciente após cesariana.

Caso

Relato de caso: C. C. M., sexo feminino, 30 anos procura atendimento queixando dor abdominal periumbilical por 20 dias, de início após cesárea. Ao exame físico pode-se observar abdômen globoso, doloroso em região periumbilical, porém sem sinais de irritação peritoneal, mas com algo palpável na região da queixa álgica. Realizou-se USG que demonstrou massa sólida cística medindo 13 x 10 cm em íntimo contato com a parede uterina. Encaminhada para laparotomia exploradora, que permitiu a retirada de corpo estranho e posterior envio ao serviço de patologia do hospital. Este confirmou na macroscopia um fragmento retangular de tecido brancacento, firme, medindo 36 x 30 cm, estriado, com área untuosa e amarelada mas com ausência de malignidade, como ratificado pela microscopia.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais: Sabendo-se que a incidência de corpos estranhos intracavitários pós-cirúrgico é de 1 caso para cada 500 a 1000 laparotomias realizadas, é papel do clínico atentar-se para a história pregressa do paciente. Assim, o mesmo garantirá o melhor diagnóstico e tratamento subsequente, uma vez que a mortalidade chega a 10 a 18%. Ademais sua importância decorre ainda desta ser um relevante problema médico-legal, com impacto direto tanto pecuniário, como não-pecuniário no que tange a percepção dos pacientes para com os colaboradores da instituição. Por isso, dado o impacto ao paciente, com risco de morte, bem como ao hospital e sua respectiva equipe médica, ressalta-se a importância da implantação de medidas que visem a correta contagem do material utilizado no intra-operatório, bem como a constante atenção para o diagnóstico precoce.

Palavras-chave

Palavras-Chave: Gossipiboma. Corpo estranho. Pós-cirúrgico.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Iguaçu - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Anderson Ferreira Bastos Júnior, Alexandre Pereira da Silva Filho, Kamila Campos Cabral, Aloan Carlos Lemos Ferraz, Rosa Maria de oliveira Brum, Satya Ananda Fernandes Meirelles Araujo