15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Anomalia congênita das artérias coronárias: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

As anomalias congênitas das artérias coronárias são uma forma rara de malformação congênita que afeta em torno de 0,2 e 5,6% da população e abrangem um espectro clinicamente e anatomicamente variável. O diagnóstico não é fácil pois a maioria dos pacientes são assintomáticos e por vezes somente é detectada acidentalmente por exames indutores de isquemia miocárdica ou diante de complicações como infarto agudo do miocárdio e arritmias ventriculares graves. Seu reconhecimento é importante pois, mesmo sendo rara, é considerada a segunda maior causa de morte súbita em jovens atletas.

Objetivos

Relatar caso clínico sobre artérias coronárias direita e esquerda com origem em óstio único e evidenciar a importância do diagnóstico precoce na sala de emergência.

Caso

R.M., 48 anos, sexo feminino, admitida no pronto socorro com queixa dor torácica, evoluindo com parada cardiorrespiratória (PCR). Após reanimação da PCR, realizado eletrocardiograma que evidenciou supradesnivelamento do segmento ST em parede inferior e lateral, a paciente foi prontamente submetida à cineangiocoronariografia que detectou a coronária esquerda se originando de forma anômala junto com coronária direita (óstio único) e a artéria circunflexa não visualizada (ocluída? hipoplásica?). O ecocardiograma evidenciou fração de ejeção do VE de 48%, hipertensão pulmonar discreta e hipocinesia anterior e ântero-lateral.

Conclusões/Considerações finais

Diante disso, torna-se evidente que o diagnóstico clínico é um grande desafio na prática médica, uma vez que a origem anômala de artéria coronária apresenta condições anatômica, clínica e fisiopatológica muito variável. Logo,
o diagnóstico da anomalia congênita de coronária deve ser lembrado como diagnóstico etiológico de pacientes atendidos na emergência com síndrome coronária aguda, com arritmias ventriculares e em sobreviventes de morte súbita para que, dessa forma, se institua o diagnóstico precoce e tratamento imediato.

Palavras-chave

Anomalias congênitas. Artérias coronárias. Diagnóstico diferencial.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de medicina nova esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Marcela Vasconcelos Cunha, Maria Mirian Caetano Araujo Rocha , Juliana Moreira Almeida, Ingryd Gabriella Nascimento Santos, Ivson Cartaxo Braga