15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Atendimento de urgência em medio e grande queimado pediátrico: um levantamento de dados.

Fundamentação/Introdução

De caráter acidental ou não, os acidentes por queimaduras, é um problema de saúde publica, visto o grande numero de vitimas de queimados no Brasil e no mundo. Entende-se por queimaduras, a ação direta ou indireta do calor no organismo humano. Sendo uma emergência ou urgência nos prontos-socorros, o pequeno e o grande queimado. Ambos têm triagem semelhante, sendo uma delas em comum, a avaliação da especialidade de Cirurgia Plástica quando necessário. Quando falamos de acidentes por grandes queimados em crianças, a avaliação do pediatra é de extrema importância, sendo uma comunhão de condutas desde o emergencista, a equipe de enfermagem, o pediatra e o cirurgião plástico.

Objetivos

Tem-se por objetivo analisar dados epidemiológicos do DATA SUS, fazendo dessa forma uma compilação de informações importantes para se desenvolver instrumentos de ação e protocolos mais eficientes de tratamento de grandes queimados pediátricos.

Delineamento e Métodos

No que tange a metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica e uma coleta de dados de caráter observacional, descritiva e transversal dos dados disponíveis no DATASUS- Produção Hospitalar do SUS (SIH/SUS) – do mês de janeiro de 2018 ate maio de 2019. Foram elucidados os seguintes parâmetros, a saber: numero de internações, taxa de mortalidade, número de óbitos, custo total, faixa etária, distribuição geográfica e temporal dos dados, referentes ao estado do Rio de Janeiro.

Resultados

No estado do Rio de Janeiro foram gastos nesse delta T de mais ou menos 1 ano um total de 1.164.733,54 reais no tratamento de queimaduras e corrosões. Sendo um total de 583 internações, ma taxa de 1,54% de mortalidade sendo um numero bruto de 9 óbitos totais. Numa faixa etária de 0 a 14 anos.

Conclusões/Considerações finais

Conclui-se o presente estudo que o tratamento do queimado tem um preço elevado, sendo a prevenção uma forma mais barata de evitar tais intercorrências. Apesar de pequeno o numero de óbitos, vale ressaltar que se leva em conta o pequeno, o médio e o grande queimado, sendo dessa forma um numero ainda elevado quando comparados a outros países. E por fim, o numero de internações em um único estado é alto, mostrando a relevância de se discutir o assunto.

Palavras-chave

Pediatria, Queimaduras, DATA-SUS, Cirurgia plástica

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital São José do Avaí - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Iguaçu - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Nikyallan Soares Rodrigues, Laura Lutterbach Dalbuone Pinheiro , Paulo Jonas Boechat da Silveira Júnior , João Vitor de Freitas Martins , Aliciane Rosa Soares Rodrigues, Victor Lopes Brum