15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Insuficiência cardíaca descompensada como apresentação inicial de miocardiopatia por sobrecarga de ferro: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: A hemocromatose pode ser adquirida ou hereditária, sendo causada pelo depósito excessivo de ferro em diversos órgãos e tecidos. A principal etiologia é hereditária, doença autossômica recessiva que afeta cerca de 1 em 500 indivíduos, com sintomas variando desde fadiga e artralgias até diabetes, cirrose e insuficiência cardíaca. Embora a maioria dos pacientes sejam diagnosticados a partir de manifestações extracardíacas, aproximadamente um terço das mortes pela doença acontece em consequência do comprometimento cardíaco.

Objetivos

Objetivos: O objetivo deste relato é descrever um caso de insuficiência cardíaca descompensada como apresentação inicial de doença por sobrecarga de ferro.

Caso

Caso: Paciente masculino, 46 anos, previamente diabético e hipertenso, obeso e tabagista em abstinência há 2 anos (25 maços/ano), é encaminhado para hospital terciário por dor precordial e dispneia. História familiar de cardiopatia com etiologia desconhecida e pessoal de internações por crise hipertensiva e/ou dor em hipocôndrio direito. Ultrassom abdominal recente: esteatose hepática e colelitíase. Ao exame físico, sem sinais de hiperpigmentação cutânea. Na admissão, iniciado manejo para insuficiência cardíaca aguda e síndrome coronariana aguda. Exames complementares: ECG com ritmo sinusal, bloqueio de ramo direito e bloqueio divisional anterossuperior esquerdo, além de sobrecarga de átrio esquerdo; troponina seriada negativa; RX de tórax com aumento da área cardíaca; ecocardiograma transtorácico - fração de ejeção 33%, disfunção sistólica biventricular, disfunção diastólica do ventrículo esquerdo de padrão restritivo (grau III), associados a hipertensão pulmonar e insuficiência mitral severa. Sorologias não-reagentes para sífilis, hepatites e doença de Chagas, porém perfil de ferro alterado (saturação de transferrina – 73,6%; ferritina – 8403 ng/mL).

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: O caso relatado ilustra um quadro de insuficiência cardíaca em paciente com miocardiopatia por depósito de ferro sem diagnóstico prévio de hemocromatose. Exames laboratoriais, teste genético e exames de imagem devem ser utilizados na suspeita desta patologia, para a realização de diagnóstico e tratamento precoces, prevenindo a progressão da doença cardíaca e aumentando a sobrevida.

Palavras-chave

Palavras-chave: Hemocromatose; Insuficiência Cardíaca; Miocardiopatia

Área

Clínica Médica

Autores

Andressa Duarte Seehaber, Alessandro Anversa, Amanda Faria de Araujo, Aline Branco Camargo, Anibal Pereira Abelin