15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Tratamento cirúrgico de picada de aranha do gênero Loxosceles: Relato de caso

Introdução/Fundamentos

Loxosceles pertence ao gênero de aracnídeos venenosos. No Brasil é conhecido como aranha-marrom ou aranha-violino, sendo muito comum nas regiões Sul e Sudeste. Embora de porte pequeno, sua picada é necrosante e potencialmente fatal. É a espécie venenosa responsável pelo maior número de mortes no mundo. Tem como característica a peregrinação noturna e a alta atividade no verão. Não tem comportamento agressivo, sendo que o acidente normalmente ocorre por defesa, quando alguém toca ou comprime a aranha inadvertidamente. Realizou-se revisão de prontuário, registro fotográfico e revisão bibliográfica.

Objetivos

Trazer uma revisão bibliográfica e relatar um caso de picada de aranha do gênero Loxosceles com posterior tratamento cirúrgico.

Caso

Paciente feminina, 31 anos, encaminhada ao Serviço de Cirurgia Plástica do HU/UFSC com história de picada por aranha marrom em região posterior da coxa direita, enquanto dormia. A lesão caracterizava-se como circular e com diâmetro de cerca de 15 cm, com secreção esverdeada e áreas de necrose. Cultura positiva para Pseudomonas aeruginosa. Após submetida a tratamento clínico, prosseguiu-se com tratamento cirúrgico com desbridamento e posterior enxertia de pele, com área doadora da coxa contralateral. Paciente segue com evolução favorável e satisfeita com o resultado estético e funcional.

Conclusões/Considerações finais

A aranha-marrom é comum em nosso meio. Sua picada pode ter consequências fatais, sendo a suspeição clínica essencial para o posterior tratamento devido ao suporte cirúrgico caso necessário.

Palavras-chave

Aranha, Loxosceles, cirurgia plástica, necrose.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Laura Batista de Oliveira, Gustavo Busch Justino, Felipe Duarte Oliveira, Jorge Bins Ely