15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

EPISTAXE RECORRENTE E OBSTRUÇÃO NASAL EM UM CASO DE NASOANGIOFIBROMA JUVENIL

Introdução/Fundamentos

Introdução: Nasoangiofibroma juvenil é um tumor vascular raro, que ocorre na base do crânio representando somente 0.05% dos tumores de cabeça e pescoço e ocorre predominantemente em jovens do sexo masculino, entre 10 e 25 anos. Pacientes com queixa de obstrução nasal uni ou bilateral com sintomas de suaves a abundantes epistaxes e massa na rinofarínge devem ser suspeitos quanto a possibilidade de serem portadores dessa doença e seguem para tomografia computadorizada e endoscopia nasal, métodos necessários para o diagnóstico além de serem fundamentais para o estadiamento do tumor.

Objetivos

Objetivos: Descrever um caso clínico de Nasoangiofibroma juvenil pelos principais achados de imagem e revisão da literatura.

Caso

Apresentação do Caso: Paciente masculino jovem, 24 anos, com história de epistaxe recorrente há 5 meses e obstrução nasal. O diagnóstico pré-operatório baseou-se em anamnese, exame físico com endoscopia nasal e exames de imagem. Não foi realizada biópsia pré-operatória. Os critérios diagnósticos utilizados foram história de obstrução nasal e epistaxe, com identificação de tumor nasal em endoscopia nasal e TC evidenciando tumor em rinofaringe e forame esfenopalatino.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: O angiofibroma nasofaríngeo juvenil representa uma entidade clínica desafiadora, cujo manejo evoluiu significativamente nos últimos 10 anos. Trata-se de um diagnóstico raro, com séries de casos relativamente pequenas, onde o avanço tecnológico contribuiu de forma decisiva tanto para o diagnóstico quanto tratamento. A ressecção do angiofibroma nasofaríngeo juvenil é classicamente considerada uma cirurgia de alto risco no que diz respeito à hemorragia e pode requerer transfusão sanguínea, o que não esta livre de morbidades. Neste trabalho foi evidenciado um caso de nasoangiofibroma juvenil em paciente jovem abordado em dados clínicos, de imagem e endoscopia nasal e realizado concomitantemente uma revisão da literatura.

Palavras-chave

Nasoangiofibroma juvenil, episxtaxe, paciente jovem masculino.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná - Paraná - Brasil, Faculdades Pequeno Príncipe - Paraná - Brasil, Hospital Geral do Exército do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Cainã Matucheski, Bruna Parissi Tombesi, Renan Miyazaki Sugisawa, Laís Colecha, Yeda Silva, Simone Trevisan Rayzel