15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO SUL SOBRE OS CUIDADOS PALIATIVOS AO LONGO DA GRADUAÇÃO

Fundamentação/Introdução

Nos próximos 50 anos, a necessidade de cuidados paliativos (CP) aumentará drasticamente e isso se dará pelo rápido envelhecimento populacional e aumento de múltiplas doenças não transmissíveis. Dessa forma, por ser um tema novo no Brasil e ainda pouco aprofundado no meio médico, surge a possibilidade de discussão sobre o conhecimento de estudantes de medicina sobre CP ao longo da graduação.

Objetivos

Avaliar os conhecimentos dos acadêmicos do curso de Medicina do Rio Grande do Sul (RS) sobre CP.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal com abordagem de variáveis quanti-qualitativas. Foram incluídos no estudo acadêmicos dos cursos de Medicina de sete instituições de ensino superior do estado do RS. Foi aplicado um questionário semi-estruturado contendo 19 questões e as variáveis correlacionadas foram: tipo de instituição de ensino, informações sóciodemográficas e conceitos sobre CP dos alunos do segundo e quarto anos de graduação. Após a coleta dos dados, os resultados foram organizados e analisados por meio do Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 21.0.

Resultados

Participaram do estudo 94 acadêmicos dos cursos de Medicina do RS, totalizando duas instituições públicas e cinco instituições privadas. Em relação às questões relacionadas aos CP, 78,72% dos acadêmicos responderam corretamente sobre o conceito de ortotanásia, 28,72% eutanásia e 61,70% distanásia. Ao serem questionados se o tema “morte” foi abordado satisfatoriamente durante a graduação, quando comparados os alunos do segundo e quarto anos entre si, estes responderam que o tema não era satisfatoriamente abordado (p=0,01). Entre os participantes, 45,74% afirmaram que não receberam informações suficientes sobre CP ao longo da graduação e 85,10% dos acadêmicos responderam que não existe na sua instituição de ensino uma disciplina específica sobre CP. Por fim, em relação à segurança e à aptidão ao lidarem com pacientes em CP, 51,06% dos acadêmicos responderam que se sentem parcialmente seguros e aptos e 44,68% negam essa segurança e aptidão.

Conclusões/Considerações finais

Percebe-se que os acadêmicos de Medicina do estudo apresentaram um ganho crescente em relação aos conhecimentos sobre CP ao longo da graduação, mas que esta aprendizagem está longe de ser a ideal, visto que as Escolas Médicas apresentam pouco espaço para discussão sobre o tema. Desse modo, a falta de aprendizado sobre CP na graduação médica acaba corroborando para a insegurança e a falta de aptidão na prática clínica.

Palavras-chave

Cuidados Paliativos; Graduação; Medicina.

Área

Clínica Médica

Autores

Carolina da Silva Stumpf, Rafael Armando Seewald, André Anjos da Silva