15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A RELAÇÃO DO PSA LIVRE X PSA TOTAL COMO FATOR PREDITIVO NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA.

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: O uso da relação PSA livre/total auxilia o diagnóstico precoce do câncer de próstata (CaP), e consequentemente é capaz de prevenir a realização de 66% das biópsias em pacientes com PSA elevado. Ainda, eleva as chances de apresentar-se na sua forma localizada, podendo se estimar uma sobrevida de 5 anos em quase todos estes pacientes, contudo havendo metástases a sobrevida é de 5 anos em 29% dos casos.

Objetivos

OBJETIVO: O estudo busca analisar os valores preditivos de PSA livre/total em pacientes com CaP em um determinado serviço de saúde de Santa Cruz do Sul, comparando os resultados com os dados da literatura.

Delineamento e Métodos

METODOLOGIA: Foi realizado um estudo transversal retrospectivo quantitativo, sendo analisados 29 prontuários de pacientes, entre 51 a 81 anos, portadores de CaP submetidos à prostatectomias entre Janeiro de 2014 e Agosto de 2018.

Resultados

RESULTADOS: Diante da análise dos dados destes pacientes, foi constatado que em 48,27% dos casos a relação de PSA livre/total era abaixo de 10%, outros 48,27% entre 10-20% e o grupo acima de 20%, perfazendo 3,44%. Caso a relação esteja acima de 25%, o risco de CaP é de apenas 8%, mas se estiver abaixo de 10% o risco é de 56%, especialmente os homens com valores de PSA total entre 4-10 ng/ml. Entretanto, em valores menores a 4,0 e acima de 10,0 ng/ml o seu emprego é controverso. Quanto ao valor do PSA total, 72,41% dos casos estavam na faixa cinzenta que fica entre 4-10 ng/ml e os outros 27,5% apresentavam valores abaixo de 4ng/ml ou acima de 10ng/ml, sendo que 37,5% deles possuíam um PSA total abaixo de 4 ng/ml e os 17,24% restantes acima de 10 ng/ml.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: Pacientes com um PSA total acima de 10 ng/ml têm maiores chances de CaP se comparado com aqueles abaixo de 4 ng/ml e valores de PSA total entre 4-10 ng/ml tem baixo valor preditivo positivo de 25%, sendo uma zona cinzenta. O exame de PSA livre/total possui uma maior especificidade que o PSA total e o livre avaliados separadamente. Contudo, mostrou-se necessário maior estudo sobre a zona entre 10 e 25% da relação PSA livre/total. Ademais, 72,41% dos casos do PSA total encontravam-se entre 4-10 ng/ml, ratificando a premissa literária de que a zona cinzenta aumenta o risco para CaP.

Palavras-chave

Câncer de próstata, PSA, prostatectomia, próstata.

Área

Clínica Médica

Autores

Ana Paula Haas, Maria Clara Canova Mosele, Júlia de Moraes da Costa, Caroline Haubert da Silveira, Gabriela Carboni, Paulo Roberto Laste