15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Abordagem diagnóstica e terapêutica na Síndrome de Sheehan: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

A síndrome de Sheehan (SS) ocorre devido a grave hemorragia pós-parto (HPP) causando necrose isquêmica da hipófise. No entanto, a SS é rara e os médicos clínicos têm pouca exposição a ela. Diante disso, o diagnóstico de SS tem sido frequentemente negligenciado e, portanto, retardado por longos anos devido a seus sinais e sintomas inespecíficos.

Objetivos

Relatar caso clínico de SS elucidando o quadro clínico e alertar a população médica a cerca da importância do diagnóstico precoce e tratamento imediato.

Caso

A.S.S, 76 anos, sexo feminino, apresentou quadro de astenia, xerose, alteração de marcha e déficit de memória no período pós-parto após sua terceira gestação, a qual não foi bem sucedida. Tal situação ocorreu devido à condição de base da paciente uma vez que a mesma foi diagnosticada com pré-eclâmpsia o que ocasionou HPP, óbito fetal e a levou à Unidade de Terapia Intensiva durante 17 dias, em estado de coma. Após esse cenário, a mesma permaneceu em amenorréia e, de modo inesperado, engravidou da sua quarta gestação após 2 anos, esta sendo bem sucedida, porém ficou incapaz de amamentar, devido a agalactia. Depois de 4 anos da HPP procurou assistência médica queixando-se do quadro clínico supracitado, em que foram realizados exames laboratoriais e de imagem, sendo diagnosticada com SS. Atualmente, a terapêutica instituída para tal distúrbio permanece prednisona 5 mg/dia e levotiroxina 75mcg/dia, a qual já faz uso há mais de 20 anos. Assim, sabe-se que a reposição de glicocorticoides e hormônios tireoidianos são o tratamento mais urgente em um paciente recém diagnosticado com pan-hipopituitarismo.

Conclusões/Considerações finais

Logo, a HPP e os achados típicos de agalactia e amenorréia no pós-parto devem alertar para o diagnóstico de SS e promover uma avaliação endócrina. Dessa forma, o reconhecimento e o tratamento precoces são fundamentais para a prática médica a fim de evitar insuficiência adrenal aguda uma vez que é uma emergência endocrinológica e aumenta a morbimortalidade dessas pacientes.

Palavras-chave

Síndrome de Sheehan. Hipopituitarismo. Hemorragia Pós-Parto.

Área

Clínica Médica

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - FAMENE - Paraíba - Brasil

Autores

Ingryd Gabriella Nascimento Santos, Juliana Barbosa Miranda, Catarina de Lourdes Gesteira Pedreira, George Robson Ibiapina, Marcela Vasconcelos Cunha