15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose Intestinal: Relato de caso em Hospital referência do extremo norte do Brasil

Introdução/Fundamentos

A tuberculose (TB) constitui grave problema de saúde pública, em vista da elevada carga bacilar encontrada na população de risco brasileira. Dentre suas apresentações extrapulmonares, tem-se a forma intestinal, a qual decorre da deglutição de escarro contaminado, sendo a região ileocecal a mais acometida e, como complicação mais frequente, a obstrução intestinal. É uma doença cujo diagnóstico ocorre, na maioria das vezes, durante laparotomia de urgência, fato esse que reflete o difícil diagnostico pré-operatório em virtude da baixa incidência da forma intestinal e da ampla gama de diagnósticos diferenciais.

Objetivos

Relatar um caso de obstrução intestinal por TB intestinal, conduzido em centro de referência do estado de Roraima.

Caso

Paciente M.A.C, 26 anos, feminino, venezuelana, admitida no serviço em fevereiro de 2019, com histórico de fístula anal para avaliação da proctologia, apresentando diarreia, febre e emagrecimento importante há 6 meses. Na internação, o raio-x de tórax evidenciou imagem sugestiva de TB pulmonar miliar e cavitação em ápice pulmonar esquerdo. Após estabilização, foi transferida à Clínica Médica (CM) para acompanhamento, sendo iniciado tratamento empírico para TB, baseado em baciloscopia negativa e teste rápido molecular positivo. O teste rápido para HIV foi negativo. Evoluiu com melhora após o tratamento específico. Em abril, a paciente procura serviço hospitalar com distensão e dor abdominal difusa, com radiografias sugestivas de abdome agudo obstrutivo de causa indefinida, o qual foi tratado sintomaticamente. Em maio, relata-se novamente o quadro apresentado no mês anterior, sendo internada pela CM, onde recebeu tratamento conservador com melhora. Em julho, a paciente retorna com fortes dores em epigástrio e distensão abdominal, relatando flatos e evacuações diárias desde a última internação. Logo, foi solicitada avaliação da cirurgia geral e infectologia, que diagnosticaram TB intestinal indicando abordagem cirúrgica para ressecção dos segmentos acometidos. Após a cirurgia a paciente foi observada por 15 dias, recebendo alta no dia 24 de julho e encaminhada para o centro de referência de TB.

Conclusões/Considerações finais

O manejo adequado, padronização do serviço e boa fundamentação clínica são fatores fundamentais para a condução do caso, podendo reduzir complicações e tempo de internação.

Palavras-chave

Relato de caso, Tuberculose intestinal, clínica médica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Roraima-UFRR - Roraima - Brasil

Autores

Pablo André Brito de souza, Ana Cássia Silva Oliveira, Larissa Soares Cardoso, Kim Tavares Mesquita, Gabriel Melo Alexandre Silva